[LUTO] Morre aos 94 anos a atriz Lolita Rodrigues

Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) aos 94 anos, em João Pessoa, Paraíba. A atriz, cantora e apresentadora morava com a filha desde 2015 e estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves.

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929.

Em 1939, aos dez anos, iniciou sua carreira participando de radionovelas na Rádio Record, em São Paulo. Seguiu participando de radionovelas e como cantora de rádio, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como “Melhor Cantora”.

Na inauguração da TV Tupi, em 1950, Lolita substituiu Hebe Camargo, sua amiga de longa data, e cantou o hino especialmente feito para aquela ocasião, o Hino da Televisão Brasileira, com letra do poeta Guilherme de Almeida. Junto com seu marido, Aírton Rodrigues, apresentou, a partir de 1956 e durante longos anos, os programas “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”, na TV Tupi de São Paulo, onde fizeram grande sucesso.

O sonho de Lolita era se tornar atriz, realizando-se em 1957, a convite de Cassiano Gabus Mendes, quando interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista, na telenovela O Corcunda de Notre Dame, da TV Tupi.

Filha de espanhóis, a carreira como atriz foi marcada por personagens que falavam com sotaque, como em Sassaricando (1987), Terra Nostra (1999) e, em seu último trabalho na TV, quando interpretou Noêmia, na novela Viver a Vida (2009).

Em seu currículo ainda contam novelas como: As Pupilas do Senhor Reitor (1970), O Direito de Nascer (1978), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), A Viagem (1994), Uga Uga (2000), entre outras. Nos cinemas, Lolita fez apenas um filme, Quase no Céu (1950).

Ao sair dos holofotes, fez poucas aparições públicas, como quando foi ao lançamento de Flor do Caribe (2013), enquanto ainda morava no Rio. Em 2015, ela decidiu se mudar para a Paraíba, para ficar mais perto da única filha, Silvia Rodrigues.

A última aparição pública foi em dezembro de 2017, quando assistiu ao espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo

Deixe um comentário