[Repertório] Acidentes nos Palcos

No meio teatral é comum você escutar histórias, quase sempre engraçadas, de acidentes de palco. Relembre nessa postagem alguns acidentes mais famosos, e até mesmo bem graves, com atores nos palcos.

Carlos Simões – Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo
Durante a curta temporada de exibição da peça Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo, com o Teatro de Santa Isabel lotado, um pequeno acidente aconteceu. Em uma apresentação do espetáculo, uma lâmpada estourou e quase atingiu o ator Carlos Simões. Assustado, ele conseguiu desviar dos estilhaços, mas deu um jeito na coluna – continuando a encenação normalmente, apesar disso. No dia seguinte, os efeitos foram sentidos: Carlos não conseguia pisar sem fortes dores e precisou ser encaminhado ao hospital.

O ator foi medicado com morfina e colocado em cadeira de rodas provisoriamente, para imobilizar ao máximo a coluna. Com isso, toda a produção do espetáculo ficou apreensiva, pois ainda havia a sessão daquele dia para ser encenada, e Carlos Simões queria protagonizá-la mesmo na cadeira de rodas.

Segundo informações de bastidores dão conta, quem visse o ator minutos antes de entrar em cena atestaria que só a magia do teatro para possibilitar o feito. E eis que aconteceu, de fato: Carlos Simões adentrou o palco de pé e deixou a cadeira de rodas na cochia, em stand by. O ator conduziu a peça por uma hora e meia, normalmente, e considera ter feito uma de suas melhores apresentações.


Christopher Tierney – Spider-Man: turn off the dark
O musical Spider-Man: turn off the dark teve sua exibição interrompida dia 20/12/10 na Broadway. O motivo foi a queda do ator Christopher Tierney, dublê do ator Reeve Carney.

O acidente aconteceu em uma cena em que Homem-Aranha pula de uma ponte para salvar a personagem Mary Jane. A corda que segura o ator se rompeu e ele caiu em um buraco de 6 metros de altura.

Após a queda do ator foi possível ouvir gritos da produção e todas as luzes do teatro foram apagadas. Pouco tempo depois um locutor informou que a sessão estava encerrada. Ele quebrou quatro costelas e uma vértebra. Segundo seu pai, os médicos disseram que se o ator não tivesse rolado seu corpo no ar, posicionado de forma como se estivesse agachado, os ferimentos seriam bem piores.


Resultado de imagem para david birrellLesão no Olho
O ator David Birrell sofreu uma lesão no olho durante um espetáculo em Londres, em 2010. Segundo jornais da região, ele foi ferido quando uma arma defeituosa foi disparada. Birrell foi ferido durante uma cena em que seu personagem desafia outro para um duelo.


Peça conta a história de como surgiu a dupla Batman e RobinColisão de carro em Batman
Durante os ensaios do musical Batman ocorreu um acidente com o Batmobile – carro criado pelo designer de Fórmula 1 Gordon Murray – que teve de ser substituído. Segundo a BBC, o Batmobile colidiu com uma parte do cenário de Gotham City. A solução foi resgatar um suplente que estava em exibição para o público. Felizmente ninguém se feriu.


Marc Schulze fica bêbado em cena
O ator alemão Marc Schulze, de 36 anos, estava atuando na peça Moscow – Petushki, do dramaturgo Venedict Yerofeyeve, em Frankfurt, na Alemanha. Como o texto conta a história de um bebum russo, Schulze quis dar mais realismo à cena. Trocou um drinque cenográfico – um copo d’água – por algumas doses de vodka de verdade.

Resultado: no meio do ato, parte do público notou que Schulze parecia mesmo manguaçado. Ele tropeçava em móveis, caía sozinho e falava sem sentido. Estava mais chapado que o personagem deveria estar. De repente, o homem desabou. Alguns na plateia riram, achando que Schulze estava no auge de sua melhor interpretação. Mas a produção se tocou que algo tinha saído errado. As cortinas fecharam, sem a audiência entender. É que nesse momento Schulze estava desmaiado. Levado ao hospital, o ator cheio de birita na cabeça acabou em coma alcoólica. Teve de tomar injeção de glicose para se recuperar. Um dos produtores pediu desculpas ao público e contou o que tinha acontecido. O espetáculo rolou dois dias depois, com Schulze sóbrio.


Resultado de imagem para Caroline Forestier

Caroline Forestier no FIT-BH
A atriz francesa Caroline Forestier despencou de um carro alegórico de cerca de dois metros e meio de altura durante a apresentação do espetáculo francês “Les Girafes, Operétte Animalière”, em 2016, e duas espectadoras ficaram feridas levemente ao se assustarem e também caírem. A apresentação gratuita ocorria às margens da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, dentro da programação do FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte).

A montagem teve 40 artistas ao todo, 20 brasileiros selecionados e 20 franceses, e faz uma peregrinação de girafas gigantes vermelhas pelas ruas da cidade. Durante a encenação, atores fazem performances no alto de estruturas de cenário itinerantes, cantando e dançando. Caroline, a atriz que caiu, joga purpurina no público durante a peça do alto de sua estrutura.

A atriz teve ferimentos leves, escoriações e um pequeno corte. Ela foi encaminhada ao Hospital Risoleta Neves e teve alta no fim da noite. Outras duas espectadoras, de 20 e 57 anos, caíram durante a confusão e também tiveram ferimentos leves.  A peça foi parada por conta do acidente até que o Samu socorresse as vítimas. Assim que as três feridas foram encaminhadas ao hospital, o diretor francês Philippe Freslon decidiu fazer a cena final da peça. O público aplaudiu de forma efusiva, em solidariedade aos artistas após o susto.


Danielle Winnits e Thiago Fragoso – Xanadu
O ator Thiago Fragoso sofreu uma fratura de costela devido a acidente ocorrido durante uma apresentação do musical “Xanadu”, no Rio.

Ele e a atriz Danielle Winits caíram de uma estrutura que os prendia por um cabo de aço, em uma cena que simulava um voo sobre a plateia. A queda ocorreu de uma altura aproximada de cinco metros. O diagnóstico de Fragoso foi feito após tomografia computadorizada no hospital Miguel Couto, onde foram feitos os primeiros atendimentos. Danielle Winits sofreu um corte na boca e também foi levada para atendimento médico. Thiago Fragoso passou por uma cirurgia de 5 horas e ficou 17 dias internado.

Duas mulheres que estavam na plateia foram atingidas. Segundo o hospital Miguel Couto, elas foram atendidas com dores nos ombros e nas costas e foram encaminhadas para exames de raio-X e tomografia computadorizada. Um médico do Corpo de Bombeiros que estava na plateia prestou os primeiros socorros. O ator e cantor Sidney Magal, que também faz parte do elenco, entrou no palco e anunciou o fim do espetáculo, orientando todos a saírem.


Ator Esfaqueado
Um ator foi esfaqueado pela colega durante uma peça que era encenada em um teatro da cidade de Tucson, Arizona, nos Estados Unidos. Segundo a agência de notícias Associated Press, o episódio não passou de um acidente e a vítima não guarda mágoas de sua algoz.  Ken Beider foi esfaqueado na barriga com uma faca de serra quando fazia o papel de um ex-condenado em “The Language of Flowers” (A linguagem das flores, numa tradução literal). Durante os ensaios, revela a agência, a faca costumava ser recoberta com fitas para evitar ferimentos.  “Aposto um trilhão de dólares que foi um acidente”, disse o ator ferido à AP enquanto recebia tratamento no hospital.
Beider, de 57 anos, explicou que ele e a atriz deveriam se cruzar em cena no momento em que ela segurava uma faca. Mas ela executou mal o movimento e ele acabou machucado. O acidente resultou em um corte de cerca de 10 cm na barriga de Beider. Apesar do ocorrido, o ator afirma que conseguiu concluir a cena. “Minha adrenalina estava a toda com o público lá, eu tirei a faca, recuperei o fôlego e fui em frente com a cena”, afirmou ele, que foi recentemente despedido de seu cargo de professor de teatro em uma escola local. Um outro ator da peça afirmou que o público só percebeu o que tinha acontecido depois que uma ambulância chegou ao local. Beider foi levado ao hospital, onde recebeu 12 pontos antes de voltar para sua casa.


Resultado de imagem para hugh jackman the river onionHugh Jackman
Em 2014, Hugh Jackman cortou o dedo enquanto descascava um limão em cena de “The river”, musical da Broadway. O ator australiano sangrou por mais uma hora até o final da peça. No fim, acabou ovacionado — e não precisou levar pontos.


Tiago Klimeck – A Paixão de Cristo
O ator Tiago Klimeck, que representava Judas durante uma encenação do clássico Paixão de Cristo, na cidade de Itararé (SP), acabou perdendo a vida durante o espetáculo em 2012.

De acordo com informações dadas pela Guarda Municipal de Itararé, o ator teria se confundido com os nós da corda do cenário e se enforcou acidentalmente. A encenação continuou, pois os integrantes da peça não perceberam que Tiago estava inconsciente. Colegas do ator ainda falaram que ele ficou desacordado cerca de 4 minutos, já que fazia parte da peça ele se fingir de morto.

Na encenação, o ator subia em uma pedra de cenário e tinha uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento de Judas. O ator foi levado inconsciente pelos socorristas do SAMU para a Santa Casa da cidade, onde permaneceu internado na UTI porém não resistiu aos ferimentos, falecendo dias após o acidente.

Fontes:
http://www.joaoalberto.com/2012/05/22/acidente-de-palco-no-teatro-de-santa-isabel/
http://www.clickcultural.com.br/teatro/galeria-relembre_os_acidentes_nos_palcos_de_teatro-17297-2.html
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1919524&seccao=Teatro
http://blogdoarcanjo.blogosfera.uol.com.br/2016/05/23/atriz-francesa-despenca-de-cenario-tres-pessoas-ficam-feridas-no-fit-bh/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s