[Datas Comemorativas] 26 de Fevereiro – Dia do Comediante

Fazer rir não é brincadeira. É preciso talento para que predominem a comicidade, o sorriso e a alegria. E neste domingo (26) é mais uma data feliz no calendário dos profissionais do riso: o Dia do Comediante.

A profissão de comediante (não de humorista, há diferenças – leia mais a seguir) vem da Grécia Antiga, onde surgiram os teatros de tragédias e comédias, feitos com máscaras. Com o passar dos anos, a carreira começou a ser mais aceita nos teatros e televisão, surgindo aí o humorista (um pouco mais formal) e o famoso stand-up comedy, um sucesso nos teatros.

Em 2015, a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei, sugerida pelo deputado José Airton Cirilo (PT-CE), que institui o dia 12 de abril como o Dia do Humorista. A data, não por acaso, marca também o aniversário de Chico Anysio, que deixou saudades com seus marcantes personagens na TV.

Origem
O nascimento da comédia vem da Grécia Antiga, onde eram feitas, periodicamente, encenações com cânticos, que deram origem ao teatro grego e aos seus dois modelos de narrativa: a tragédia e a comédia.

A comédia, veio da palavra “komoidia”, que é a junção de duas palavras: “komos” (profissão jocosa, engraçada) e “oidé”: canto. Ou seja, comédia, nada mais é do que um “canto engraçado”.

Diferenças
O comediante é o sujeito da brincadeira, da palhaçada, da piada em todas as suas formas. O objetivo central é fazer a alegria. O humorista tem um sentido mais amplo e até formal: é o sujeito também ligado aos roteiros e à concepção de personagens, etc.

“Paulinho Serra, genial ator da Comédia em Pé, com suas feições cômicas, já nasceu comediante. Após intensos estudos teatrais, começou a escrever textos de Humor e tornou-se, também, humorista.”

“O jornalista Marcelo Tas, em inteligentes textos e publicações, promove o Humor com conteúdo; seu parceiro, Marco Luque, por se vincular ao texto, é comediante-humorista.”

Por isso, então, que um camarada pode ser “comediante-humorista”? Exato! Sem se esquecer do hífen nas formações de cargos, títulos ou gentílicos, como o “mato-grossense que se consagrou como advogado-geral” ou o “sul-rio-grandense com o cargo de diretor-geral”.

Em relação ao gênero, os substantivos “comediante” e “humorista” são de dois gêneros: o/a comediante; o/a humorista. Dizem alguns críticos sobre a tendência natural para “comedianta”. Conhecendo a metáfora ácida daqueles que fazem a Comédia em Pé, as possíveis “comediantas” seriam alvo do cacófato politicamente incorreto.

Publicidade

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s