[Repertório] Como o Coaching auxilia no bom desempenho de atores?

Por Juliano Bonfim

– Uma profissão muito comum nos Estados Unidos está ganhando cada vez mais espaço entre os atores brasileiros, o trabalho do Coach

O que faz um Coach destinado a Atores?

Primeiramente, um coach é o profissional que trabalha com a aplicação da metodologia do Coaching. Este é um processo de desenvolvimento humano, que através de técnicas e ferramentas, derivadas de diversas ciências, auxiliam no aprimoramento de habilidades e capacidades visando alcançar um estado desejado.

Neste caso, o Coach de Atores tem como responsabilidade encaminhar atores para alcançar os seus sonhos e objetivos mediante a arte, manifestação e interpretação.

O Coach auxilia o ator em seu processo de evolução contínua, fazendo com que ele aprenda com seus erros e supere cada uma de suas limitações. Ele prepara este profissional para ouvir as críticas, sejam elas positivas ou não, utilizando-as como feedbacks de melhoria.

Ele deve também auxiliar o ator quanto à flexibilidade de atuação tanto no teatro, quanto na televisão, na publicidade e no cinema. Mas, acima de tudo, fazer com que ele se permita ser desafiado e busque alcançar o melhor que pode ser como intérprete.

É importante ressaltar, que um profissional das artes cênicas está sempre envolvido em um processo de sentimentos, onde ele passa a maior parte do tempo representando uma identidade, uma personalidade que não é a sua. Atitudes que passam pelo sotaque, modo de vestir, de andar, de agir.

O Coach de Atores é o responsável por ajudar o ator a construir o trajeto pelo qual caminhará até conseguir, por fim, o reconhecimento, que somente é alcançado diante de muito trabalho e esforço de ambos.

Pontos que podem ser trabalhados:
Buscar uma identidade artística do ator;
Fornecer orientações antes, durante e depois da entrada em palco;
Ajudar o ator a compreender melhor o personagem, encorajando-o a romper barreiras e a responder positivamente aos feedbacks;
Criar uma conexão entre a vida pessoal e profissional do ator;
Verificar como melhorar as relações pessoais;
Trabalhar com pontos de insegurança do ator;
Reconhecer padrões de comportamento do ator;
Buscar uma originalidade profissional e aumento de criatividade;
Excluir vícios de interpretação;
Trabalhar o autoconhecimento, tornar objetivos e metas reais;
Equilibrar o desejo de autenticidade com demandas comerciais;
Lidar com as críticas ao seu trabalho;
Criar mais e melhor;
Viver bem da sua arte….

Através do coaching artístico, o artista/coachee poderá viabilizar a sua carreira e projetos artísticos de forma efetiva através de um processo que propicia FOCO, PLANEJAMENTO, AÇÃO, MELHORIA CONTÍNUA E RESULTADOS.

Para conhecer mais sobre esse trabalho e até mesmo para serviços de coach entre em contato com a página: atoresdadepressao@gmail.com

FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s