[Vida e Obra] Uta Hagen

Uta Hagen.Nascida em Gotinga, na Alemanha, Uta Hagen emigrou para os EUA, juntamente com sua família, quando tinha quatro anos. Criada em Madison, no Estado de Wisconsin, mudou-se para Nova Iorque, em 1937. Seu primeiro trabalho professional foi em uma adaptação de Hamlet, de 1937, na qual teve a oportunidade de contracenar com Eva Le Gallienne.  Em seguida, continuou dedicando-se sempre ao teatro, tendo participado de encenações de A Gaivota, Otelo, Um Bonde Chamado Desejo e Quem tem medo de Virginia Wolf?.

Professora

Uta foi Co-fundadora do HB Studio, em 1957, juntamente com seu marido Herbert Berghof, Hagen também passou a lecionar aulas de drama.

Entre tantos outros alunos, foi professora de futuros astros, tais como Matthew Broderick , Christine Lahti , Amanda Peet , Jason Robards , Sigourney Weaver , Katie Finneran, Liza Minnelli , Whoopi Goldberg , Jack Lemmon , Charles Nelson Reilly , Manu Tupou , Debbie Allen , Herschel Savage , George Segal , Jon Stewart e Al Pacino . Era também coaching vocal de Judy Garland , ensinando algumas pronuncias em alemão, para o filme “Judgment at Nuremberg”.

Resultado de imagem para Respect for Acting  Resultado de imagem para A Challenge for the Actor

Ela também escreveu dois livros que são considerados bíblias para atores, Respect for Acting (1973) e A Challenge for the Actor (1991), que defendem uma atuação realista (ao contrário da atuação “formalista” pré-determinada). Em seu modo de realismo o ator usa a sua própria psique para encontrar seu personagem.

Em A Challenge for the Actor (1991) ela redefiniu um termo que tinha inicialmente chamado de “substituição”, uma técnica esotérica para alquimizar elementos da vida de um ator com seu trabalho de criação, chamando-o de “transferência”. Hagen escreveu que o ator deve identificar o personagem que ele interpreta com sentimentos e circunstâncias de sua própria vida, para ela:

Pensamentos e sentimentos ficarão suspensos no vácuo a menos que instiguem e alimentem as ações selecionadas, e são as ações dos personagens que revelam o personagem na peça.

Respect for Acting é usado como um livro base para muitas faculdades e cursos de atuação. Ela também escreveu um livro de receitas em 1976, Love for Cooking . Em 2002, foi premiada com a Medalha Nacional das Artes pelo presidente George W. Bush em uma cerimônia realizada na Casa Branca .

Imagem relacionadaEm 2001, Hagen concordou em ser filmada dando aulas em NYC, LA, Toronto e Chicago por Karen Ludwig e Pennie du Pont, que lançaram o vídeo intitulado Uta Hagen Acting Class. O vídeo foi estudado minuciosamente e agora é ensinado em muitas aulas de atuação.

Em Respect for Acting , Uta identificou 9 perguntas que um ator deve se perguntar enquanto se prepara para criar o seu personagem. (Ela reformulou essas perguntas em seis etapas em A Challenge for the Actor .)

1. Quem sou eu?
Quem é seu personagem? Identificar todos os detalhes: nome / idade, traços físicos, educação, opiniões pessoais, gostos, desgostos, medos, ética e crenças.

2. Que horas são?
O ano, a estação, o dia, o minuto. Qual é o significado do tempo?

3. Onde estou?
Identificar o país, a cidade / bairro, o bairro, o edifício, a sala ou a área específica da sala.

4. O que me rodeia?
O que está acontecendo no ambiente ao seu redor? Tempo, paisagem, pessoas, objetos animados / inanimados?

5. Quais são as circunstâncias dadas?
Identificar eventos no passado, presente e futuro. O que aconteceu, o que está acontecendo, o que vai acontecer?

6. Quais são os meus relacionamentos?
Isso é mais do que o seu relacionamento com outras pessoas. Pense no seu relacionamento com objetos, personagens e eventos.

7. O que eu quero?
O que você quer imediatamente? O que o personagem quer em geral?

8. O que está no meu caminho?
Quais são os obstáculos para conseguir o que você quer?

9. O que eu faço para conseguir o que eu quero?
Que ações você toma (fisicamente e verbalmente)? Quais táticas?

Robeson Hagen Othello.jpgCinema

Por vários anos, enquanto dedicava-se ao teatro, Hagen manteve-se longe das telas da TV e do cinema, à exceção de alguns breves trabalhos na televisão. Finalmente, em 1972, fez sua estréia no cinema, estrelando o filme A Inocente Face do Terror. Os outros filmes em que atuou foram Os Meninos do Brasil e O Reverso da Fortuna.
Por seu trabalho nos palcos, Hagen recebeu dois Tony Awards de Melhor Atriz de Drama por “Amar é Sofrer” (1951) e Quem Tem Medo de Virgínia Wolf? (1963) . Além disso, ganhou um Tony Especial pelo conjunto de sua obra, em 1999.

Vida Pessoal
De 1938 a 1948, Hagen foi casada com o renomado diretor José Ferrer, com quem teve uma filha chamada Leticia. O divórcio com Ferrer decorreu de um caso entre Hagen e Paul Robeson, ator com quem ela contracenou em Otelo.Posteriormente, em 1957, Hagen casou-se com Herbert Berghof, com quem permaneceu casada até 1990, quando Berghof faleceu.

 
Confira o Uta Hagen’s Acting Class (Em inglês):Parte 1

Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s