[Brasil] Fernanda Montenegro: “Se não fosse o teatro, eu estaria de bengalas”

Fernanda, de 87 anos, fala de Nelson como um cronista “extraordinariamente tocante”, do calibre de Carlos Drummond de Andrade ou Clarice Lispector. Lembra como de início o dramaturgo era incompreendido e renegado pela esquerda, que o via como alienado. “Ele era destituído de valor artístico, intelectual e moral”

Durante o debate, comentou como à época de “Beijo” a plateia não reagia por discordâncias políticas, mas por um moralismo quanto aos temas abordados. “E hoje às vezes gritam um ‘fora, Temer’”, acrescentou. Logo ouviu espectadores responderem com o mesmo grito e levantou o dedo acompanhando o coro e repetindo a frase. “Mas esta eu provoquei, hein?”

Ela, que no ano passado criticou a extinção do MinC (decisão logo revogada), se queixa de que a Cultura no país é relegada ao segundo plano. “Político tem medo da cultura. Na estrutura seca do mundo político, nós [artistas] sempre ficamos embaixo nas prioridades. Até eu fui chamada duas vezes para ser ministra da Cultura [nos governos Sarney e Itamar Franco]. A que ponto chegamos.”

“Também fomos muito fortes, resistimos. Não se esqueçam disso, nós estamos nas catacumbas. O ator hoje em dia, principalmente o do teatro da palavra, não vive mais de teatro. Ele faz teatro porque é uma vocação”, comenta ela, que montou a peça, da qual faz sessões gratuitas, com uma verba “pequena” da Secretaria de Cultura do Rio.

Emoção. Nas duas sessões em Curitiba, Fernanda emocionou-se bastante com a reação efusiva do público. “Isso aqui [atuar] é uma contaminação, é uma doença. Eu tenho certeza de que, com a idade que eu estou, se não fosse o teatro, eu estaria de bengalas”.

FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s