[Curiosidades] 30 Atores e Atrizes importantes para a luta LGBT

Na série da Netflix, Sense8, podemos conferir o drama do personagem Lito, interpretado por Miguel Ángel Silvestre, que após assumir  sua homossexualidade perdeu papéis e viu sua carreira nos cinemas chegar quase ao fim.
Na vida real não é muito diferente e a mídia ainda cobra de seus atores e atrizes um comportamento heteronormativo fora das câmeras, desmerecendo o trabalho das pessoas que assumiram sua sexualidade e lutam todos os dias contra o preconceito e um mercado de trabalho tão exclusente.

No dia da Parada LGBT de SP, confira uma lista de atrizes e atores que contribuem para as causas LGBT’S pelo simples fato de falarem abertamente sobre sua sexualidade nas mídias.

A drag queen Tchaka é figura certeira em manifestações e debates em São Paulo. Militante, foi responsável por puxar a 18ª Parada do Orgulho LGBT da cidade em 2015.
A drag queen Tchaka é figura certeira em manifestações e debates em São Paulo. Militante, foi responsável por puxar a 18ª Parada do Orgulho LGBT da cidade em 2015.


Uma das mais relevantes drag queens do Brasil, Silvetty tem enveredado para os palcos e para as telas, além de ter se candidatado à deputada estadual nas últimas eleições. Com humor e informação, traz visibilidade à causa LGBT.
Uma das mais relevantes drag queens do Brasil, Silvetty Montilla tem enveredado para os palcos e para as telas, além de ter se candidatado à deputada estadual nas últimas eleições. Com humor e informação, traz visibilidade à causa LGBT.


Léo Moreira Sá foi também um dos integrantes do Grupo Somos e posteriormente se tornou uma referência na luta pela visibilidade das pessoas trans ao contar sua história na peça "Lou & Leo", na qual fala da sua passagem pela banda de punk rock "As Mercenárias" nos anos 80.
Léo Moreira Sá foi também um dos integrantes do Grupo Somos e posteriormente se tornou uma referência na luta pela visibilidade das pessoas trans ao contar sua história na peça “Lou & Leo”, na qual fala da sua passagem pela banda de punk rock “As Mercenárias” nos anos 80.


Marco Nanini ficou conhecido pelo seu papel como Lineu na segunda versão da série da TV Globo
O ator Marco Nanini assumiu sua homossexualidade em 2011, à revista Bravo!. Ele afirma que foi um ato político, mas que não considera que saiu do armário, pois nunca entrou nele. A segunda versão da série “A Grande Família”, na qual atuou como o patriarca Lineu, ficou no ar por 13 anos devido ao grande sucesso com o público.


Resultado de imagem para atriz tangerine

A atriz Mya Taylor foi a primeira trans a vencer o Independent Spirit Awards, conhecido como o Oscar do cinema independente nos Estados Unidos. A jovem ganhou o prêmio na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme “Tangerine”. Em seu discurso, Taylor se dirigiu ao público e afirmou: “Há talentos transgêneros. Então é melhor você sair por aí e colocá-los no seu próximo filme”.


Resultado de imagem para atriz gay

Estrela das novelas da Globo, a atriz Maria Zilda Bethlem tornou público seu relacionamento de seis anos com a arquiteta Ana Kalil


Imagem relacionada
Estou cansada de esconder e estou cansada de mentir por omissão. Eu sofri por anos porque tinha medo de sair do armário’, disse a atriz Ellen Page.


Resultado de imagem para jim parsons
Jim Parsons revelou em um perfil do New York Times que é gay e que estava em um relacionamento havia dez anos em 2012.


Resultado de imagem para raven-Symoné
‘Finalmente posso me casar! Orgulho de você, governo!’, tuitou a estrela mirim Raven-Symoné em 2013.


Resultado de imagem para Neil Patrick Harris
Neil Patrick Harris: ‘Estou feliz em dissipar os boatos e mal-entendidos e estou orgulhoso em afirmar que sou um homem gay muito feliz’.


Resultado de imagem para kelly mantle
Além de drag, Kelly Mantle também atua em séries de TV e filmes. Um de seus últimos trabalhos foi no filme “Confessions of a Womanizer”. A atuação de Kelly Mantle no filme foi tão boa que consideraram mandar para a Academia avaliar e indicar a drag para um Oscar. E é aí que a história começa a mudar. Kelly Mantle é gênero fluído, ou seja, não se identifica nem como homem nem como mulher, mas sim como algo que transiciona entre os dois gêneros. Por isso, a Academia aceitou que a drag fosse elegível tanto para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante como para a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, tornando Mantle a primeira pessoa a poder se eleger para categorias de diferentes gêneros.


Resultado de imagem para Cheyenne Jackson
O ator Cheyenne Jackson, que já trabalhou nas séries “Glee” e “30 Rock”, se casou com seu parceiro Monte Lapka, nos Hamptons, Estados Unidos, em 2011


Resultado de imagem para jose de abreu

José de Abreu: Eu me relaciono com pessoas, não com rótulos: gay, homo, hétero, sexualidade, sexualismo, opção sexual, tô andando. Se há amor ou tesão, foi. Acho o suprasumo da caretice dividir o mundo entre gays e não gays. Ninguém me ensinou a amar assim. Aprendi a amar na Igreja. Tem dias que prefiro homens, tem dias que prefiro mulheres. Tenho que mudar?


Resultado de imagem para Rosie O'Donnell
A comediante e apresentadora americana Rosie O’Donnell anunciou sua homossexualidade em 2002, durante um evento beneficente nos Estados Unidos. Em seu blog, O’Donnell contou que se casou com a namorada Michelle Rounds em 2012


Resultado de imagem para Cynthia Nixon
Conhecida como a personagem Miranda da série e filme “Sex And The City”, a atriz americana Cynthia Nixon se casou em 2012 com a namorada Christine Marinoni. A atriz assumiu o relacionamento com Marinoni após a separação de um casamento que durou 15 anos


Resultado de imagem para George Takei
O ator de “Star Trek” George Takei casou em 2008 com Brad Altman


Resultado de imagem para Alessandra Maestrini,
A atriz Alessandra Maestrini, que viveu em 2014 a Gaudéria da série “Sexo e As Negas”, assumiu sua bissexualidade numa entrevista à revista “Caras”. “As pessoas costumam assumir o seu amor e não a sua sexualidade. Não as julgo. Mas eu aqui estou me assumindo, não porque esteja apaixonada e nem mesmo porque esteja procurando um amor para o momento. Estou me assumindo porque estou exausta. Pra mim já deu”, declarou a ruiva


Resultado de imagem para Wanda Sykes
A comediante Wanda Sykes se assumiu lésbica durante um comício pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia, em 2008 . Em entrevista à CNN, Sykes disse que era mais difícil ser gay do que negra


Resultado de imagem para Jodie Foster
Jodie Foster
se declarou publicamente homossexual quando foi premiada em reconhecimento por toda sua trajetória no Globo de Ouro de 2013. A atriz disse que “saiu do armário há mil anos”


Resultado de imagem para claudia wonder

A multiartista Claudia Wonder, ícone da cultura gay de São Paulo, ganhou fama da cena underground paulistana durante os anos 1980.  Foi vocalista da banda Jardim das Delícias e Truque Sujo, além de realizar performances em clubes noturnos. Também foi escritora e  atriz, participando de peças de teatro e filmes como “O marginal” (1974) e “A próxima vítima” (1983).

Durante sua vida, destacou-se também com ativista pelos direitos LGBT. Em 2009, sua vida foi retratada no documentário “Meu amigo Claudia”, de Dácio Pinheiro, premiado em diversos festivais dedicados ao cinema gay.


Resultado de imagem para Zachary Quinto
O ator Zachary Quinto, do filme ‘Star Trek’ (2009), assumiu ser gay em uma entrevista à revista “New York”, em 2011


Resultado de imagem para Claudia Jimenez
Apesar de já ter se relacionado com homens e mulheres, a atriz Claudia Jimenez não gosta de definir sua condição sexual. “Não sou uma coisa nem outra! Eu sou alguém procurando pegar na mão da felicidade”, escreveu ela m seu perfil no Twitter


Resultado de imagem para Chris Colfer
O ator Chris Colfer, que interpreta o gay Kurt Hummel em “Glee”, é também homossexual assumido na vida real


Resultado de imagem para Jesse Tyler Ferguson
O ator de “Modern Family”, Jesse Tyler Ferguson, anunciou seu noivado em vídeo da campanha para o casamento igualitário


Resultado de imagem para Luke Macfarlane
O ator da série “Brothers & Sisters”, Luke Macfarlane, assumiu a homossexualidade durante entrevista a um jornal canadense, em 2008


Resultado de imagem para Victor Garber
Conhecido por interpretar o criador do navio no filme “Titanic”, Victor Garber assumiu a homossexualidade durante uma entrevista para o programa “Greg in Hollywood”


Resultado de imagem para leticia lima
A atriz Letícia Lima atualmente namora a cantora Ana Carolina e está muito feliz, até declaração de amor super romântica rolou essa semana.


Resultado de imagem para Matt Bomer
Ator da série “White Collar”, Matt Bomer assumiu sua homosexualidade durante um evento beneficente organizado para homenagear causas humanitárias. Ao receber um prêmio, o ator agradeceu ao seu parceiro e aos seus filhos


Resultado de imagem para maria clara spinelli

Maria Clara Spinelli: Ser uma Atriz/Criadora é a maneira com que me sinto conectada com o mundo, é quando minha vida faz sentido, é quando me sinto útil de alguma forma para as pessoas. A função do Artista é, também, ser um farol para a sociedade. Não escolhi expor minha individualidade. Mas, se ela ainda é um tabu tão forte para a sociedade eu, enquanto figura pública, posso servir para tentar esclarecer um pouco sobre algo que ainda choca tanto as pessoas. E, assim, ajudar a iluminar o caminho de outros que passam pelo mesmo problema que eu passei.
Acho que, a partir de agora, há uma possibilidade maior de olharem para meu trabalho. Se eu fizer um bom trabalho, verão uma boa atriz (e não uma boa transexual). E ter uma boa atriz fazendo parte de seus projetos não é o desejo de todos os diretores/autores/produtores?  Então, a ideia de que eu possa fazer um papel diferente de uma personagem transgênero pode passar pela cabeça deles…


Resultado de imagem para rogeria

Rogéria atingiu o sucesso como atriz e vedete nos anos 70 e 80 levantando bandeiras. “Sou Rogéria, artista. Porque artista independe do sexo. Foi a Fernanda (Montenegro) que me disse isto.” Se não tivesse talento, não seria Rogéria. “Seria hoje um maquiador cuidando de mulheres. Não sou mulher, mas sou extremamente feminina nos detalhes.  Não vou mentir. Se eu morresse no palco, ia ser o máximo. Até na morte você tem que ter glamour.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s