[São Paulo] Pesquisador teatral lança livro sobre diretor Antonio Ghigonetto


Ator, diretor e pesquisador teatral paulista, Luiz Campos dedicou-se a recontar a história e trajetória artística do diretor teatral Antonio Ghigonetto (1929-2010) no livro “Ghigonetto, um homem de teatro” (Editora Giostri), que terá o lançamento oficinal neste sábado, dia 25 de novembro, no Teatro de Contêiner em São Paulo.

Espetáculo Anjos Censurados, direção Antonio Ghigonetto com Emilio Di Biasi e Eva Borges 1960

Antonio Ghigonetto foi um artista de teatro e sua principal função foi de diretor teatral. Ajudou a projetar Yara Amaral e Emilio Di Biasi. Em 1963, junto com Antonio Abujamra, Emilio Di Biasi, Lauro César Muniz, Berta Zemel e Sérgio Mamberti fundam o Grupo Decisão, com montagens significativas. Ghigonetto trabalhou com pessoas como: Barbara Heliodora, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Lima Duarte, Célia Helena, Ruth Escobar e muitos outros.

Elenco do espetáculo O versátil Mr. Sloane de 1967 com direção de Ghigonetto. Na foto Edney Giovenazi, Ruth Escobar e Fulvio Stefanini

Ghigonetto tinha 76 anos e uma carreira brilhante no teatro paulistano quando se mudou para Santos, em 2005. Na Cidade, trabalhou e morreu discretamente, e é pouco lembrado na historiografia teatral brasileira. Como diretor, assinou 39 espetáculos. Também trabalhou em teleteatros, filmes e novelas para Excelsior, TV Cultura, SBT e Record.

O autor Luiz Campos, que conviveu com Antonio Ghigonetto em 2010 durante seu último trabalho, e que o viu falecer em plena atividade, ao perceber que Ghigonetto teve importância não só para sua vida, mas para o cenário teatral brasileiro, e morreu no anonimato, decidiu recuperar toda trajetória artística do ator e diretor, já que ele deixou poucos registros. Com orientação de Alexandre Mate, a pesquisa foi concluída no final do ano de 2015. Grande parte da obra de Antonio Ghigonetto foi recuperada, e no livro é possível identificar como começou sua carreira, as peças de sucesso e os fracassos (aos olhos do público), até sua última direção.

Luiz Campos é ator, diretor e pesquisador teatral. Trabalhou com diversos nomes expressivos no cenário teatral brasileiro. Seus últimos trabalhos foram em 2 espetáculos com direção de Marcos Caruso, 2 assistências de direção para Roberto Lage. Atualmente é diretor teatral da Cia. Los Puercos, ator convidado da Cia. Ocarmorana, em circulação com “Coriolano” de William Shakespeare direção de Márcio Boaro. Agora começa, juntamente com o veterano ator Sérgio Mamberti, a autobiografia do renomado ator.


“Ghigonetto, um homem de teatro” será lançado neste sábado a partir das 16h no Teatro de Contêiner, o autor estará recebendo amigos e pessoas interessadas no tema, em uma tarde de autografos.

Mais informações no EVENTO no Facebook

Teatro Contêiner – Cia. Mungunzá
Rua dos Gusmões, 47 – Santa Ifigênia, São Paulo
Ao lado do metrô do Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s