[São Paulo] Teat(r)o Oficina realiza grande ato no bairro do Bixiga

Teatro oficina
TEATRO OFICINA/MARCOS CAMARGO

O Teat(r)o Oficina realiza neste domingo, 26, um ato pela manutenção da área livre em seu entorno e a transformação desse espaço no Parque do Bixiga.

A sede da companhia fica em uma construção tombada, que foi projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi – a mesma que desenhou o prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Por sua estrutura arquitetônica, o Oficina foi eleito o melhor teatro do mundo pelo jornal inglês ‘The Guardian’.

Resultado de imagem para lina bo bardi
Lina Bo Bardi

O diretor Zé Celso Martinez Corrêa trava uma batalha para impedir a expansão de empreendimentos imobiliários na área em volta do Teatro, o que interferiria diretamente na arquitetura proposta por Bo Bardi, uma vez que o local de encenação é uma pista com um janelão de vidro em um dos lados, por onde entra a luz natural e que permite que as criações da trupe dialoguem com o bairro e a cidade.

– Na força política da arte, na felicidade guerreira, lutamos para que não venham aí as duas torres de 100m de altura, mais seus estacionamentos de 3 andares abaixo da terra, caracterizando um empreendimento urbano abusivo, de massacre do terreno de 10.823,06 M². Uma construção de encaixotamento, asfixia e violência contra o tecido urbano de um bairro histórico, cultural, tombado, resulta em impactos severos da especulação imobiliária tanto para o bairro do Bixiga, para a cidade de São Paulo, quanto para as práticas artísticas da companhia – salienta Zé Celso.

Confira um vídeo da atriz Denise Fraga convidando para o ato

O ato começa às 14h, em frente ao Teatro Oficina (Rua Jaceguai, 520), e segue por lugares ímpares da história cultural nacional que estão situados no Bixiga, como o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Na programação, há a ‘lavagem’ das ruas do bairro com água de cheiro e alfazema, e a presença de representantes de diversas religiões. Artistas e coletivos de arte se apresentam durante todo o dia. Veja a programação completa no site do Teat(r)o Oficina ou no EVENTO do ato no Facebook.

Fonte:
Assessoria Teat(r)o Oficina
Globo Teatro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s