[Repertório] 20 coisas que os atores querem que você saiba

Por Juliano Bonfim

O Natal está chegando, e com ele também chegam aquelas perguntas que nós atores somos obrigados a responder para todos na mesa da ceia.

Pensando nisso elaboramos 20 coisas que você precisa aprender antes de pentelhar seu parente das artes na noite de natal:

01. É trabalho simImagem relacionada

Precisamos até de registro para trabalhar, o famoso D.R.T., que você pode solicitar apresentando o diploma de algum curso de atuação ao SATED ou comprovando ao mesmo que você possue experiência em atuação.  Dificilmente você fará algo na TV se não possuir o registro, muitos editais também exigem que o elenco possua registro e crianças podem solicitar o D.R.T. Mirim.


02. Nem todo ator quer fazer TV

Claro que a gente não é muito de dispensar ou escolher trabalho, mas muitos são bem felizes fazendo algo só no teatro, ou só nos cinemas, ou só na área da educação, na dublagem, na animação, em contação de história…


03. Nós nunca paramos de estudar
Resultado de imagem para marilyn studying

Muitos acham que depois de um papel de sucesso os atores estacionam nos estudos. Isso acontece com qualquer profissional que não leva o trabalho muito a sério, pois sempre existe algo novo para aprender em nossa profissão, ainda mais quando se trabalha com arte.


04. Não existe um caminho certo para nada
Resultado de imagem para lost in the way

Nem de atuação, nem de como acessar suas emoções, nem de como viver de arte. Existem dicas universais, mas cada um cria seu personagem, ou o seu espetáculo da maneira que bem entender.


05. Nem todo ator é extrovertido
Resultado de imagem para actor shaming

Não é porque nos apresentamos, nem porque falamos e fazemos coisas estranhas ou obscenas na frente de tantas pessoas, que a gente é sem vergonha. O que muitos chamam de metidez, muitas vezes é apenas timidez. Então parem de pedir pra gente contar uma piada ou chorar na roda de amigos.


06. Fazemos muitos, muitos testes e audiçõesResultado de imagem para actor shaming

“90% de nossa carreira é rejeição”, já disse uma vez a atriz Sandra Oh, e isso é a mais pura verdade. Fazemos tantos testes e audições que temos até amigos que conhecemos nas salas de esperas e só vemos eles assim.
Também mandamos tantos e-mails que muitas vezes, quando respondem, a gente demora um tempo para lembrar para qual papel que mandamos.


07. A maioria de nós possuem outros empregosResultado de imagem para rochelle

Vivemos de temporadas e de contratos, que não são eternos.
Dificilmente você verá algum ator que não desenvolveu um outro meio de se manter financeiramente, ou não está com vários projetos ao mesmo tempo.


08. As luzes esquentam muitoResultado de imagem para stage light

Você não faz ideia de como as luzes de palco e de estúdio esquentam.
Junta isso com um figurino de época e você se transforma em uma cachoeira humana.


09. Uma cena de segundos pode levar 12 horas para ser gravadaResultado de imagem para gravacaofilme longa

Muitas cenas são feitas inúmeras vezes, de diversos ângulos e formas, algumas cenas demoram dias ou semanas para ficarem prontas. Pode ser extremamente cansativo.


10. Atuar para câmera é bem diferente de atuar nos palcosImagem relacionada

Uma das principais diferenças que aprendemos de cara é o volume da voz, ou melhor, a projeção. Na TV a voz é sempre mais baixa, por conta dos microfones e no teatro precisamos que todos escutem nosso texto, sem parecer gritado. Os gestos na TV também são mais contidos, já que geralmente a câmera vai estar focada em seu rosto. Outra diferença é a ordem da história, na TV ou nos cinemas gravamos na ordem que as locações permitirem, ou seja, a 5° cena pode ser feita em um dia, no outro a 3°, no outro a 23° e mais tarde a 1°, algumas vezes isso atrapalha os atores a criarem uma linha emocional. Nem todo ator que é bom na TV será bom no teatro ou vice-versa, nem todos somos Fernanda Montenegro.


11. Barulho na plateia atrapalha muitoResultado de imagem para barulho plateia

Não só as conversas, mas a mexida nas poltronas, a balinha sendo aberta, o cochicho, as tosses, os choros de criança,  os apitos dos aparelhos e claro, as luzes dos celulares e dos flashs. Isso tudo tira a concentração de quem está no palco, muitas vezes dá vontade de descer e bater na pessoa.


12. Nem todos nós estamos imaginando a plateia nua
Imagem relacionada

Como dissemos acima, cada um usa o método que mais lhe agrada, mas eu te garanto que menos da metade dos atores usa o famoso método de “Imaginar a plateia nua” para não ficar com vergonha de estar nos placos. São tantas coisas para pensar, lembrar e assimilar, combinado com luzes na cara, que muitas vezes nem vemos quem está na plateia.


13. Os bastidores não são regados a bebidas e orgiasResultado de imagem para backstage wait

Sério, muitas vezes os bastidores são bem tediosos e alguns até um campo de guerra.


14. Ver gente pelada pelos corredores é meio comum

Resultado de imagem para running naked
Muitas vezes precisamos trocar de roupa em segundos, ou os camarins simplesmente não comportam todos, o jeito é se trocar aonde for. Por isso sempre que levamos algum amigo pra visitar o camarim gritamos antes “Tem gente pelada aí?”


15. Algumas coisas que fazemos são bem desconfortáveis
Imagem relacionada

Muitas vezes precisamos ficar em posições bem estranhas por horas, com pessoas te puxando, te pintando, sem contar que algumas roupas são bem difíceis de vestir, então se ocorrer um chamado da natureza a coisa complica bastante.


16. Camarim novo é sempre uma aventura
Resultado de imagem para camarim bagunçado

Se você tiver sorte vai ter um ótimo camarim, mas muitas vezes nos enfiam em alguns buracos fedidos e estranhos que faz a gente  ter medo de levar pulgas pra casa. Acervos de figurinos também possuem um cheiro bem característico e inesquecível.


17. O teste do sofá existeResultado de imagem para O teste do sofá existe

Sim, as ofertas de alguns papéis em troca de favores sexuais existem, assim como em qualquer outra profissão, infelizmente. Mas graças a denúncias  isso está acontecendo cada vez menos, com mulheres e com homens


18. Chegamos 2, 3, 4 horas antes do espetáculo começar ou antes da gravação
Imagem relacionada

Maquiagem demora para ser feita, muitas vezes precisamos repassar cenas, marcar luz, ensaiar cenas novas, mudanças de entradas e saídas e claro, aquecer o corpo e a voz.


19. Muitos cursos e workshops são bem carosImagem relacionada

É bem difícil para algumas pessoas conseguirem pagar um curso.
Sem falar que muitos cursos acontecem em períodos matutinos, quando a “sociedade normal” trabalha.


20. Faz muita falta no cachê aquele ingresso que você pede de graça
Resultado de imagem para Não me peça para dar de graça a única coisa que tenho para vender.

Sério, a gente pode até oferecer algumas cortesias, mas não se esqueça que esse é o nosso meio de pagar as contas.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s