[Vida e Obra] Tadeusz Różewicz

Tadeusz Różewicz (9 de outubro de 1921 – 24 de abril de 2014) foi um poeta polonês , dramaturgo , escritor e tradutor . Różewicz esteve na primeira geração de escritores poloneses nascidos depois que a Polônia reconquistou sua independência em 1918, depois do século de partições estrangeiras . Ele nasceu em Radomsko , perto de Łódź , em 1921, e publicou sua poesia pela primeira vez em 1938. Seu irmão mais velho, Janusz, também poeta, foi executado pela Gestapo em 1944 por servir no movimento de resistência polonês.. Seu irmão mais novo, Stanislaw , tornou-se um notável diretor de cinema e roteirista.

Resultado de imagem para tadeusz Różewicz
Era filho de Władysław e Stefania Różewicz, um judeu convertido ao catolicismo. Depois de terminar o ensino médio, Różewicz se matriculou na Universidade Jagiellonian em Cracóvia . Ele então serviu na Segunda Guerra Mundial . Depois da guerra, mudou-se para Gliwice , onde viveu pelos dois anos seguintes. Em 1968, mudou-se para Wrocław , onde viveu pelo resto da sua vida.

Różewicz escreveu e publicou quinze volumes de poesia entre 1944 e 1960. Czesław Miłosz escreveu um poema dedicado a Różewicz e sua poesia em 1948. A estréia de Różewicz como dramaturgo foi em 1960, com o The Card Index ( Kartoteka ).

Resultado de imagem para tadeusz RóżewiczEle escreveu mais de uma dúzia de peças e vários roteiros. Sua obra dramatúrgica continuou a ser acompanhada de volumes de poesia e prosa. Algumas das peças mais conhecidas de Różewicz, além do The Card Index, incluem: O Ato Interrompido ( Akt przerywany , 1970), Certidão de Nascimento ( Świadectwo urodzenia , roteiro de um filme premiado com o mesmo título, 1961), Left Home ( Wyszedł z domu , 1965) e O Casamento Branco ( Białe małżeństwo , 1975). Sua coleção New Poems foi indicada para o National Book Critics Circle Award em 2008. 

As obras de Różewicz foram traduzidas para quase todas as principais línguas. Duas de suas peças foram traduzidas para o inglês e produzidas no La MaMa Experimental Theatre Club em Nova York durante as décadas de 1960 e 1970. Em 1965, Karen Cross e Johan Holm dirigiram uma série de três peças curtas de Różewicz, coletivamente intituladas The Witnesses . A primeira peça, a mais abstrata, é uma seqüência de metáforas significativas para transmitir uma visão da condição do homem. A segunda peça apresenta um jovem casal no café da manhã planejando seu dia. Eles trabalham muito duro, como se uma noite de sono os afastassem drasticamente da vida e o contato deve ser restabelecido. Por meio de uma calma forçada, uma atenção dedicada a trivialidades e uma atitude paternalista em relação a outras pessoas, eles organizam a atividade do dia.

Imagem relacionadaEm 1972, Mavis Taylor dirigiu uma produção de The Old Woman Broods de Różewicz . A peça foi parcialmente financiada pelo Conselho de Artes do Estado de Nova York e foi realizada no Colégio de White Plains , no Hudson River Museum e no Community Action Program em Mamaroneck , além do teatro La MaMa no East Village, em Manhattan . 

Różewicz tem sido considerado como “um dos continuadores mais versáteis e criativos da vanguarda polaca e internacional “. Ele era um membro do Sindicato dos Escritores Poloneses e foi indicado várias vezes para o Prêmio Nobel de Literatura .  Em 1987, ele recebeu a grinalda de ouro no festival Struga Poetry Evenings em Struga , Macedônia . Em 2000, Różewicz recebeu o principal prêmio literário da Polônia, o Prêmio Nike , por seu livro Matka odchodzi ( Mother Is Leaving ).

Różewicz morreu em Wrocław de causas naturais em 24 de abril de 2014 a partir de. Ele tinha 92 anos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s