[Entrevista] O teatro deve causar arrepios: Ratna Pathak

Existem atores populares e existem atores cujo trabalho deixa você boquiaberto. Ratna Pathak Shah (1957 – Bombaim, Índia), sem dúvida, se enquadra na segunda categoria.

Seja em seus papéis cômicos na série de TV ‘Sarabhai vs Sarabhai’ e com o filme ‘Jaane Tu Ya Jaane Na’ ou em seus retratos intensos como em ‘ Lipstick Under My Burkha ‘, a atriz e diretora Indiana garantiu que seus personagens permanecessem gravados na mente do público.

Sua experiência no teatro é igualmente impressionante. Inspirada por sua mãe, Dina Pathak, que trabalhou no teatro Gujarati e em filmes de Bollywood, Ratna atuou em muitas peças teatrais e no grupo de teatro Motley junto com seu marido ator, Naseeruddin Shah.

Ratna Pathak Shah

Aqui está o que ela disse em uma entrevista exclusiva ao Metrolife :

Existe um papel que o teatro pode desempenhar na sociedade atual que não pode ser reproduzido por outras mídias, como a web e a televisão?
O teatro é um meio ao vivo que, e quando funciona no seu melhor, permite que os seres humanos no mesmo espaço compartilhem uma experiência juntos. Esta partilha de energias entre as pessoas não pode ser replicada por uma experiência gravada, por mais interativa que seja. Enquanto os humanos precisarem se conectar em carne e osso, o teatro continuará vivo.

Resultado de imagem para Ratna Pathak Shah

Que mudanças você vê no teatro nos últimos tempos e quais são para o bem ou para o mal?
As audiências estão crescendo e não apenas nas cidades. Mas enquanto houver desenvolvimentos positivos, há também muitas questões não resolvidas ou mesmo consideradas. A dramaturgia é a principal – nós simplesmente não conseguimos criar oportunidades para treinar escritores e possibilitar que eles ganhem a vida. É difícil para atores de teatro, diretores e técnicos sobreviverem apenas no teatro. Em geral, o teatro ainda é uma atividade amadora de pessoas contra todas as probabilidades, com pouco apoio de governos ou corporações. É um trabalho de amor, e infelizmente o ensaio rigoroso e as melhorias nas habilidades ficam de lado. Também não há feedback real dos críticos e do público que assiste, de modo que os criadores de teatro funcionam no vácuo. A bilheteria dificilmente é uma medida de qualidade.

Você diz que a arte deveria causar arrepios. Em quem?
Todo mundo. Deve ser capaz de nos fazer enfrentar coisas que nos recusamos a ver ou não notamos até agora; devemos olhar o mundo com novos olhos através do teatro. É por isso que arte e artistas são sempre cooptados pelos poderes para reforçar seus valores e prioridades. Mas igualmente, é a arte que rompeu os moldes e levou a grandes mudanças na vida das pessoas ao longo da história.

FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s