[Mundo] Ancient Theatre of Epidaurus é o teatro mais perfeito do mundo em termos de estética e acústica

“ O Antigo Teatro de Epidauro é o teatro mais perfeito do mundo em estética e acústica ” , afirmou a Universidade de Patras em seu estudo mais recente.

O Antigo Teatro de Epidauro é a coroa da atividade cultural na Grécia durante os meses de verão e permanece até hoje um dos monumentos mais importantes e mundialmente reconhecidos da antiguidade.

Esculpido na lateral do Monte Kynortio e dominando a extremidade sudeste do santuário, que foi dedicado a Asclépio – o Deus e Criador da Medicina na Mitologia Grega – o Antigo Teatro de Epidauro foi caracterizado como o local de nascimento da arte do teatro, e os gêneros de comédia, tragédia e drama.

Uma equipe de seis professores da Universidade de Patras conduziu uma extensa pesquisa sobre o teatro antigo e concluiu que ” as medições confirmam a excelente acústica e inteligibilidade de fala do teatro, para todas as posições típicas de ouvinte testadas .”

O estudo mostrou que em qualquer lugar que alguém se sente dentro do teatro, seja na frente ou no último assento no topo da colina do teatro, eles serão capazes de ouvir claramente os atores falando – que, claro, nunca usam microfones ou qualquer tipo de equipamento de reforço de som durante as jogadas.

A admiração que alguém sente ao entrar no teatro é notável.

O eco natural da voz pode ser ouvido de uma ponta à outra do teatro, fenômeno que há muito tempo atrai a admiração de cientistas, ainda mais pelo fato de o Teatro de Epidauro ter sido construído há quase 2.500 anos – uma época em que o conhecimento e a tecnologia eram muito mais limitados.

Atuar no Antigo Teatro de Epidauro hoje é considerado uma honra incrível e destaque na carreira, uma conquista que está no topo da lista de atores não apenas gregos, mas também dos atores mais talentosos de todo o mundo.

O teatro hospeda principalmente peças de estilo grego antigo, bem como adaptações contemporâneas de peças antigas e alguns eventos musicais.

As apresentações podem ser em grego moderno, grego antigo ou uma mistura de ambos, embora haja peças muito limitadas em diferentes idiomas.

Algumas das estrelas do cinema grego mais famosas e prestigiosas já atuaram em Epidauro ao longo dos anos, como Melina Mercouri, Katina Paxinou, Alekos Alexandrakis, Manos Katrakis, Anna Synodinou, Kostas Kazakos e, claro, a “estrela nacional grega” Aliki Vougiouklaki.

Diretores estrangeiros de renome internacional, como o americano Robert Wilson e o cineasta belga de comédia-tragédia Ivo Van Hove, disseram que criar peças para o Antigo Teatro de Epidauro era um “objetivo de vida”.

Estudo mostra que o Ancient Theatre of Epidaurus é o mais perfeito do mundo em termos de estética e acústica 1
Estudo mostra que o Ancient Theatre of Epidaurus é o mais perfeito do mundo em termos de estética e acústica 2

Desde 1988, o Antigo Teatro de Epidauro, juntamente com todos os achados do sítio arqueológico do santuário de Asclépio, foram adicionados à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO devido à sua significativa influência e valor para as culturas e artes do mundo.

De acordo com o viajante grego e geógrafo, Pausanias no entanto, a história do Epidaurus Theater estrelas muito antes de que durante o 4 º século aC.

Naquela época, Pausânias elogiava o teatro antigo por sua harmonia e beleza, e atribuía a criação do maior teatro pavilhão cúpula da antiguidade clássica ao seu arquiteto, Policleto , que também projetou todo o santuário de Asclépio.

A construção do teatro foi concluída em duas fases principais de construção e sua capacidade era inicialmente para 13.000 – 14.000 pessoas, tornando-o o maior teatro da época.

Competições musicais e dramáticas foram realizadas no monumento, como parte do culto a Asclépio. O objetivo era criar elevação mental como meio de cura para as pessoas, que enfatizavam muito a importância da saúde mental, como resultado da combinação de um corpo saudável e uma mente sã.

Os sítios arqueológicos de Epidauro foram danificados ao longo dos anos por “tribos bárbaras”, como os antigos gregos costumavam chamá-los, como os godos, mas também foram prejudicados durante os tempos bizantinos e o domínio otomano.

No entanto, o Antigo Teatro de Epidauro ainda é considerado até hoje o teatro mais bem preservado da antiguidade.

Um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia observa que ” o fator elusivo que torna o antigo anfiteatro uma maravilha acústica não é a inclinação ou o vento – são os assentos .”

A pesquisa acrescenta que, “ enquanto os gregos antigos colocavam as últimas pedras no magnífico teatro de Epidauro, eles não podiam saber que haviam criado inadvertidamente um filtro acústico sofisticado.

“Embora muitos especialistas especulassem sobre as possíveis causas para a acústica do Epidauro, poucos imaginaram que os próprios assentos eram o segredo de seu sucesso acústico, onde o público na última fila podia ouvir música e vozes com incrível clareza, diferente de qualquer outro teatro. 

Estudo mostra que o Ancient Theatre of Epidaurus é o mais perfeito do mundo em termos de estética e acústica 3

A arquitetura do Teatro Epidauro não é muito diferente da maioria dos teatros da Grécia Antiga, que são vistos hoje como criações características da arte da Grécia Antiga.

A grande maioria dos teatros antigos são construídos na encosta de uma colina, de modo que a inclinação do terreno favorece a configuração em anfiteatro do espaço.

Em Epidauro, também podemos encontrar a estrutura de três partes característica que os gregos construíram para ter sua aparência ideal: o côncavo, a orquestra e o palco.

A escolha do local foi um elemento crucial e, além do prazer estético, permitiu ao espectador não só admirar o ambiente natural, mas também servir para servir a fins cultos ou terapêuticos.

Georgia Tech experimentou ondas ultrassônicas e simulações numéricas no Epidaurus Theatre várias vezes entre 2013 e 2019, e descobriu que “ frequências de até 500 Hz foram retidas, enquanto frequências acima de 500 Hz foram permitidas. A superfície ondulada dos bancos estava criando um efeito semelhante ao acolchoamento acústico estriado nas paredes ou isolamento em uma garagem de estacionamento . ”

Líder do estudo, o professor Nico Declercq, explicou que o público podia ouvir as frequências mais baixas da voz de um ator “ simplesmente porque o cérebro humano é capaz de reconstruir as frequências ausentes por meio de um fenômeno chamado tom virtual”.

“O pitch virtual nos ajuda a apreciar o som incompleto que vem de pequenos alto-falantes (em um laptop ou telefone), mesmo que as frequências baixas (graves) não sejam geradas por um alto-falante .”

Epidauro

A primeira escavação sistemática no teatro começou em 1881 pela Sociedade Arqueológica da Grécia e levou vários anos para ser concluída, uma vez que toda a área da colina era densamente arborizada e inacessível.

Mais tarde, com a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, todos os planos para a restauração do teatro foram cancelados, e só no início dos anos 1950 o Teatro Epidauro voltou à vida.

A participação da comunidade local no programa de escavações do antigo teatro foi igualmente fundamental, pois os habitantes da aldeia Lygourio, em Epidauro, cederam as suas propriedades, onde se localizavam os antigos monumentos, para que o teatro pudesse ser ressuscitado.

Os moradores da área também doaram hectares de campos para que uma nova estrada pudesse ser construída para conectar o santuário em Epidauro à primeira capital da Grécia, Nafplio.

Além do Antigo Teatro de Epidauro, o sítio arqueológico da área inclui muitos outros monumentos de grande importância, como o Stadion – onde aconteciam eventos e competições esportivas, o Gymnasium – o prédio onde os adolescentes se reuniam para se exercitar, o Odeon – a local de relaxamento mental e físico através da música, denominado por muitos arqueólogos hoje como o primeiro “centro de reabilitação”, junto com o museu Epidauro.

Epidauro
* O Stadion (estádio) onde algumas das primeiras competições de corrida aconteceram, semelhante às Olimpíadas modernas
Ginásio Epidaurus
* O Gymnasium (ginásio) onde os jovens gregos treinavam
Epidauro
* O Odeon onde os gregos antigos acreditavam que “a música pode curar a alma”

A própria cidade de Epidauro é igualmente importante, visto que se tornou um destino turístico popular nos últimos anos devido à sua localização costeira e inúmeras atracções turísticas.

No início de 2020, Epidauro também foi elogiado pela mídia global como a cidade que “venceu COVID-19”, pois relatou zero casos do novo coronavírus e, portanto, continua a cada dia deixando sua marca significativa no mapa mundial, por uma infinidade de razões.

Epidauro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s