[Quarta Parede] As férias para o ator

A vida de um ator é muito corrida, principalmente no teatro, pois ensaiamos muito, além de toda a preparação física e psicológica para dar vida aos personagens. Depois vêm as apresentações que podem ser em curta ou longa temporada. E o descanso? Até há descanso, mas não em dias convencionais. Por exemplo, nos domingos e feriados, enquanto a maioria dos trabalhadores descansa, é o dia ideal para o diretor ajustar cenas, experimentar os figurinos, decidir cenário, fazer ensaio geral… enfim, contar com todo o elenco reunido e resolver tudo o que é necessário para realizar seu projeto. Sendo assim, o ator trabalha normalmente…

O único período para descansar um pouco é o fim do ano. Entre o Natal e o Ano Novo, muitos teatros encerram suas atividades, com isso, há um pequeno período de recesso. Atores não têm rotina, por isso não há horários definidos para a família e amigos. No Natal esta situação é passível de mudança. A família do ator, mesmo com algumas desavenças, acaba sendo a própria equipe do espetáculo no qual trabalha. Mesmo assim, muitos artistas reclamam que desejam uma maior proximidade com os familiares, amigos e conjugues. É normal, porém é a consequência desta carreira, ou seja, os ossos do ofício escolhido!

Devemos amar nossos familiares, termos amigos que necessariamente não precisam ser atores, assim como viver um bom relacionamento com alguém que entenda a nossa vida. Mas, o sentimento de possessão em alguns casos é tamanho, que as pessoas não entendem a sua ausência num almoço em família, por exemplo. Por que não entender o que é ser um ator? Ser um profissional da arte é trabalhar muito para no fim conseguir transmitir sua mensagem ao público. O ator precisa estar disponível para ensaios e apresentações durante a maior parte do tempo, mesmo tendo família e amigos que reclamam a sua falta… são escolhas, por isso ninguém deve se arrepender delas.

E digo outra coisa: o ator sente a falta da agitação da vida artística, sentindo-se deslocado quando está de férias. Deseja voltar a ensaiar e apresentar o mais rápido possível. Ainda bem que o período de recesso de um artista é curto o suficiente para não surta-lo… mas descansar um pouco é necessário. Aproveito para avisar aos leitores da “Quarta Parede”, que nas próximas duas semanas não irei publicar novos textos devido ao Natal e ao Ano Novo. E este será o meu curto período de férias. No dia 06 de janeiro estarei de volta!

Evoé e feliz 2016!

Texto de Luana Manso
Revisado por Zilma Barros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s