[Cinema] 30 filmes nacionais inspirados em textos teatrais

Muitas grandes peças com sucesso de público e crítica saíram dos palcos para encantarem públicos em um projetor nas salas de cinema, tanto no Brasil quanto em diferentes cantos do mundo. Assim como obras adaptadas de livros, a nova linguagem costuma apresentar diversos elementos que antes não existiam, uma situação que não desmerece a qualidade desta releitura. Confira algumas peças que ganharam uma nova cara para as telonas brasileiras.

Divulgação01 – O pagador de promessas (1962)
Um drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes


Divulgação
02 – Um Edifício Chamado 200 (1973)
Filme dirigido por Carlos Imperial, baseado em peça homônima de Paulo Pontes e José Renato


Divulgação
03 – Vagas para Moças de Fino Trato (1993)
Dirigido por Paulo Thiago e baseado em peça homônima de Alcione Araújo.


Divulgação
04 – A partilha (2001)
Dirigido por Daniel Filho, originado de um espetáculo teatral



05 – Toda Nudez Será Castigada (1972)
Dirigido por Arnaldo Jabor, e produzido pela Produções Cinematográficas Roberto Farias, baseado na peça de teatro homônima de Nelson Rodrigues. O filme teve um público de 1 737 151 espectadores, sendo o quarto filme mais assistido de 1972.


Divulgação
06 – Dois perdidos numa noite suja (2002)
O filme baseado na peça teatral Dois Perdidos numa Noite Suja de Plínio Marcos, e dirigido por José Joffily


Divulgação
07 – Lisbela e o prisioneiro (2003)
Comédia romântica de grande sucesso, dirigido por Guel Arraes. É uma adaptação da peça de teatro homônima de Osman Lins


Divulgação
08 -A dona da historia (2004)
O romance é baseado em uma peça teatral de João Falcão e foi adaptado para o cinema por João Emanuel Carneiro, Daniel Filho e Tatiana Maciel



09 –  Infância (2015)
Filme de Domingos de Oliveira, baseado na peça “Do Fundo do Lago Escuro”, da autoria do próprio cineasta e roteirista, o longa-metragem apresenta uma história autobiográfica ambientada no Rio de Janeiro dos anos 50.


Divulgação
10 – Tempos de Paz (2009)
Baseado na peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, foi adaptada para o cinema sob a direçao de Daniel Filho


Divulgação
11 – Minha mãe é uma peça (2013)
Comédia dirigida por André Pellenz. Teve grande sucesso no teatro e assim como no cinema foi criada e protagonizada por Paulo Gustavo



12 – O Auto da Compadecida (1999)
Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, o filme é baseado na peça teatral “Auto da Compadecida” de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências do clássico de Giovanni Boccaccio Decameron.



13 – A Falecida (1965)
Dirigido por Leon Hirszman. Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, o filme tem roteiro de Leon Hirszman e do documentarista Eduardo Coutinho. É o primeiro filme de Fernanda Montenegro.



14 – Navalha na Carne (1997)
Dama, escrito e dirigido por Neville d’Almeida, baseado na peça homônima de Plínio Marcos.



15 – Eles não usam black-tie (1981)
Dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorel e baseado na peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. A película foi premiada em vários festivais internacionais, com destaque para o Festival de Veneza, onde recebeu o Leão de Prata. Além de Guarnieri, participam do elenco atores importantes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Carlos Alberto Riccelli e Bete Mendes, entre outros.



16 – Orfeu (1999)
Dirigido por Cacá Diegues. O roteiro é baseado numa peça do poeta Vinícius de Moraes, adaptada por João Emanuel Carneiro, Cacá Diegues, Paulo Lins, Hamilton Vaz Pereira e Hermano Vianna. A música do filme é de Caetano Veloso.



17 – Trair e coçar é só começar (2006)
Do gênero comédia, dirigido por Moacyr Góes e baseado na peça teatral Trair e coçar é só começar, de Marcos Caruso.



18 – Ópera do Malandro (1986)
Musical, dirigido por Ruy Guerra. O filme inspirado no clássico de John Gay e no musical A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht e Kurt Weill.



19 – Otto Lara Rezende ou Bonitinha mas Ordinária (1963)
Drama, dirigido por J.P. Carvalho, com roteiro de Jece Valadão (também produtor e protagonista) que adaptou a peça homônima de Nelson Rodrigues . Houve refilmagens em 1981 e 2008. Música de Carlos Lyra.

O título original que faz menção a Otto Lara Rezende, deve-se a uma frase atribuída a ele citada pelo personagem de Jece Valadão: “O Mineiro só é solidário no câncer”.


Resultado de imagem para Depois Daquele Baile (2006)
20 – Depois Daquele Baile (2006)
Comédia romântica, dirigido por Roberto Bomtempo. O roteiro é de Susana Schild, baseado na peça teatral de Rogério Falabella. É o filme de estreia de Roberto Bomtempo na direção.



21 – O Sexo das Bonecas (1974)
Com direção de Carlos Imperial. O roteiro é do diretor que adaptou a peça teatral de Fernando Melo, “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”.



22 – A Pensão da D. Stela (1956)
Dirigido por Ferenc Fekete e Alfredo Palácios para a Companhia Cinematográfica Maristela em co-produção com Cinebrás Filmes. O roteiro de Alfredo Palácios é baseado na peça homônima de Gastão Barroso. Nos números musicais aparecem Carmélia Alves (cantando “Santa Luzia”), Os Maiorais (interpretando “Juracy” de Adoniran Barbosa e Manesinho Araújo) e Liana Duval, que também atua no filme  . O título pode ser referência a uma canção de Carmem Miranda gravada em 1938, “A pensão da Dona Stella”.



23 – Uma pantera em minha cama (1971)
Dirigido por Carlos Hugo Christensen . O roteiro do diretor (com diálogos de Orígenes Lessa) é baseado na peça teatral La Dama Bianca, de Aldo Benedeti e G.Zorzi. Desenhos de abertura de Juarez Machado.



24 – A Floresta que se move (2015)
A Floresta que se Move é inspirada nos textos de Shakespeare.
O título do filme é uma referência à profecia final das três bruxas em Macbeth, vaticinando ao protagonista que ninguém nascido de uma mulher poderá lhe fazer mal e que o sanguinário usurpador jamais será vencido até que a grande floresta movimente-se em direção ao castelo.



25 – Hipóteses para o amor e a verdade (2013)
“Hipóteses para o Amor e a Verdade” é um longa-metragem de ficção, de 85 minutos, a partir da adaptação da peça teatral homônima, encenada pelo grupo teatral Os Satyros.


Resultado de imagem para Aos Teus Olhos
26 –  Aos Teus Olhos (2018)
Baseado na peça teatral espanhola “O Princípio de Arquimedes”, escrita pelo catalão Josep Maria Miró. Aos Teus Olhos acompanha o drama enfrentado ao longo de um único dia por Rubens, um professor de natação querido e extrovertido que dá aulas a pré-adolescentes. Um dia, um de seus alunos alega para a mãe que o professor o beijou na boca.


Resultado de imagem para Doidas e Santas filme
27 – Doidas e Santas (2017)
Inspirada em crônicas de Martha Medeiros, a comédia de Regiana Antonini é centrada em Beatriz , uma mulher que abre mão de um duradouro casamento para buscar novas emoções.


Resultado de imagem para Caixa Dois filme
28 – Caixa Dois (2007)
Texto escrito por Juca de Oliveira (1935) e montado por Fauzi Arap (1938-2013), sucesso de bilheteria abordando os escândalos e falcatruas que rondam o país ao longo dos anos 90.


Resultado de imagem para Rúcula com Tomate Seco 2017
29 – Rúcula com Tomate Seco (2017)

Com um texto leve, o espetáculo “Rúcula com Tomate Seco”, escrita por Arthur Vinciprova, aborda o amor em suas várias facetas. O espectador irá acompanhar de forma não-linear, toda a trajetória de Pablo e Susana desde o início de seu relacionamento até o grande desfecho no motel.


Resultado de imagem para Mônica e Cebolinha: No Mundo de Romeu e Julieta filme
30 – Mônica e Cebolinha – No Mundo de Romeu e Julieta (1979)

Dirigido por José Amâncio. É uma adaptação de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, estrelada pela Turma da Mônica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s