[Datas Comemorativas] 11 de agosto é o Dia da Televisão – Entenda porque o dia é comemorado hoje

Resultado de imagem para santa clara
Santa Clara

Nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão, essa “caixa que transmite” imagens e leva informação e entretenimento para milhares de pessoas no mundo inteiro todos os dias. No entanto, você sabe porque essa comemoração é feita hoje? E mais, porque Santa Clara é a “Padroeira da Televisão”? Entenda a seguir.

Desde o ano de 1958, no dia 11 de agosto, comemora-se o Dia da Televisão. Porém, esse dia não se refere ao registro do primeiro fenômeno televisivo ou à invenção do primeiro aparelho de televisão. Tal dia remete à morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem feminina franciscana e que faleceu no ano de 1253. No entanto, qual a ligação entre Santa Clara e o Dia da Televisão?

Tudo começou em 14 de fevereiro de 1958, quando Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, achou por bem homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória do dia de sua morte com a popularização da televisão. Isso porque, de acordo com a tradição católica, Santa Clara, certa vez, impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal, ficou em seu quarto, em São Damião, meditando e orando ao menino Jesus. Milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, isto é, visualizar de uma forma fisicamente inexplicável, tudo o que se passava na referida missa.

Para a Igreja Católica, tal história é digna de fé. Nesse sentido, o Papa Pio XII, que via no fenômeno televisivo algo de extraordinário e passível de comparação com o milagre vivido por Santa Clara, sugeriu comemorar o Dia da Televisão na data em que se faz memória pela morte da santa, haja vista que a TV torna presente, por meio de imagem e som, fenômenos fisicamente ausentes aos sentidos. Nesse sentido, Santa Clara é entendida por muitos, hoje, como a “Padroeira da Televisão”.

No Brasil, a televisão chegou na década de 1950, por meio do empresário Assis Chateaubriand, que na época, fundou a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. O Brasil recebeu os primeiros modelos de TV e teve as primeiras empresas de televisão criadas nessa década.

*Com informações da Brasil Escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s