[Goiás] Morre Hugo Zorzetti, uma lenda do teatro goiano

FONTE – Hugo Zorzetti é uma lenda do teatro goiano e, claro, brasileiro. Não dá para escrever a história do teatro em Goiás sem que se destaque o seu trabalhador criativo. O escritor, professor e teatrólogo morreu na terça-feira, 5. Tinha câncer de pâncreas. Ele estava internado no Hospital do Coração, no Setor Oeste, em Goiânia É, para dizer o mínimo, uma referência incontornável.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, lamentou a morte do notável criador artístico. O superintendente-executivo de Cultura do governo de Goiás, maestro José Eduardo Morais, e o superintendente de Ação Cultural, o historiador e compositor Nasr Chaul, destacaram a contribuição de Hugo Zorzetti à cultura brasileira.

Resultado de imagem para Hugo Zorzetti

Hugo Zorzetti brilhou com o Grupo Teatro Exercício, da década de 1970. Ele, com Cici Pinheiro, João Bênnio (que também era ator e diretor de cinema) e Otavinho Arantes, é apontado por todos os produtores culturais como um dos principais pioneiros do teatro em Goiás. Ele fundou o curso de Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG). Organizou vários cursos de dramaturgia, contribuindo para formar uma geração de pessoas ligadas ao teatro. Hugo Zorzetti — que deveria ser chamado de Hugo Zorzetti do Teatro — também foi professor da Língua Portuguesa.

Criativo e irrequieto, Hugo Zorzetti escreveu várias peças de teatro e livros. A peça “Todo o Brilho do Entardecer” foi dirigida por Hugo Zorzetti em 2016. Ele enfoca o tema da terceira idade—que nem sempre é discutido com acuidade pela sociedade. A peça “Anzóis no Aquário”, de sua autoria, está sendo encenada, no Estado de Goiás, sob apoio da Lei Goyazes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s