[Especial Teatros] Teatro Negro

Resultado de imagem para Teatro Negro
Teatro Negro (em tcheco: černé divadlo) é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário na escuridão ou escuro com uma iluminação estratégica de jogo de luz e sombras. Apesar do formato estar disseminado no mundo todo, é predominante em Praga, República Tcheca, onde é considerado uma autêntica manifestação e existem cerca de nove companhias em atividade.

O formato se distingue de outros tipos de representação teatral. Utilizam-se cortinas pretas, um cenário de cor escura, lanternas negras e trajes fosforescentes.

A técnica denominada “caixa preta” foi desenvolvida por Georges Méliès e pelo inovador Stanislavski. A dança, as representações mímicas e acrobacias têm, assim como os demais recursos, importância reconhecida no Teatro Negro.

Imagem relacionada

Histórico

Uma técnica anterior teria surgido na China e migrado para o Japão no século XVIII, onde um boneco teatral, o Bunraku, era utilizado. O moderno teatro negro teria surgido com George Lafaille, que abertamente se denominava “o pai do teatro de luz negra”.

Um formato com uma nova linguagem e cores, com o uso da luz ultravioleta, surgiu em Praga durante o regime comunista como forma de expressar opiniões e ideias, especialmente em um contexto totalitário em que era necessário usar a criatividade contra a repressão. O palco escuro e o espetáculo mudo seriam referências ao regime. 

Resultado de imagem para Teatro Negro

A primeira companhia teatral, o Teatro Negro de Praga, surgiu em 1961 com o diretor artístico Frantisek Kratochvíl e Jiri Smec, introdutor de elementos inovadores no antigo teatro chinês.

O teatro de imagens desde 1990 alcançou sucesso não só no palco de Praga, mas também no exterior. Ele continua a procurar novas formas de expressão tentando superar os limites da tecnologia do teatro preto, dança contemporânea, pantomima e projetos de vestuário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s