[Vida e Obra] Copi


Raúl Damonte Botana, mais conhecido como Copi, naceu em Buenos Aires no dia 20 de novembro de 1939.

Filho do jornalista Raúl Damonte Taborda , deputado e diretor do jornal Tribuna Popular , e de Georgina, filha mais nova de Natalio Félix Botana , fundadora do jornal Crítica . Sua avó, Salvadora Medina Onrubia , era escritora e dramaturgo. Ele passou a maior parte de sua infância em Montevidéu , de onde veio a família de seu avô materno, Natalio Félix Botana .

Imagem relacionada

Com um talento precoce em desenhar, colaborava desde a adolescência fazendo desenhos animados para a Tribuna Popular e para a revista satírica Tía Vicenta.  Em 1962 mudou-se para Paris, onde compôs praticamente todo o seu trabalho em francês.

Imagem relacionadaVida profissional

Em Paris logo começou a se apresentar com o grupo Panic , criado por Alejandro Jodorowsky , Fernando Arrabal e Roland Topor e mais tarde se juntou Jorge Lavelli , que a partir de 1966 iria dirigir obras de Copi. Ele também atuou com Jerôme Savary no Grand Magic Circus.

Logo se oficializou como escritor de histórias em quadrinhos em jornais como Le Nouvel Observateur. Seu personagem mais famoso desta época é The Seated Woman.

Resultado de imagem para copi raul
Ativista no movimento de libertação LGBT , Copi morreu de complicações da Aids, no dia 14 de novembro de 1987, enquanto ensaiava “Uma visita indesejável“, uma peça na qual o protagonista morre de AIDS em um hospital.

Seu reconhecimento, conquistado principalmente após a morte, veio principalmente por suas peças, suas histórias e suas novelas. Embora o trabalho de Copi ainda seja pouco conhecido no Brasil – sua obra permaneceu proibida durante muitos anos na Argentina –, o dramaturgo possui em seu currículo mais de uma dezena de textos escritos .

Hoje Copi é uma das mais importantes vozes do teatro contemporâneo. Sua obra dialoga com as vozes caladas de todos os tempos e ele direcionou sua investigação artística para temáticas difíceis do cotidiano humano, como solidão, violência, sexo e morte.

Resultado de imagem para copi raul

O Homossexual ou a Dificuldade de se Expressar” foi escrita em 1971, o texto coloca em cena o melodrama absurdo vivido por Irina e Madre. Ambas estão exiladas na Sibéria, rodeadas por lobos e ameaçadas por um grave vírus não especificado. Seu crime: mudaram de sexo. O monólogo “A Geladeira” apresenta a história de um ex-modelo de meia-idade que decide se suicidar dentro do eletrodoméstico depois de ter sido abusado, agredido e extorquido por diversos personagens que cruzam a sua história.

Resultado de imagem para copi raul

Copi trabalha muito a figura do ator-travesti em suas histórias. Sendo que “travesti” aqui não é apenas uma transexual, mas sim todas as complexas relações de gênero, que podem ser humanas ou animais. Escrita em 1983, ela mostra um autor já conformado com sua iminente morte. Se a morte ronda seus escritos de uma maneira geral ao longo de sua trajetória artística, “A Geladeira” sobrepõe a vida à finitude em uma verdadeira declaração de amor ao teatro.

Resultado de imagem para copi raul

Obras traduzidas para o português

  • Eva Perón
  • Loretta Strong
  • A geladeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s