Portaria que impede a realização de eventos no local será revista pela prefeitura de São Paulo
FONTE – Um dos mais tradicionais festivais de artes de São Paulo, a Satyrianas vai voltar a ocupar a praça Roosevelt neste ano. A portaria instaurada em 2017 que impedia a realização de eventos no local deve ser revista pelo atual prefeito Bruno Covas, a tempo da 19ª edição do festival, que este ano acontece entre 11 e 14 de outubro. A novidade foi antecipada por Alê Youssef, presidente do Acadêmicos do Baixo Augusta, em sua coluna na Rádio CBN.

“A Satyrianas é de todo mundo, e o que a gente encontrou foi uma prefeitura disposta a dialogar, a abraçar a cidade na sua forma cultural mais intensa e viva”, diz Ivam Cabral, co-fundador dos Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro, ambos com sede na Roosevelt.
A decisão de rever a portaria vem após uma reunião entre Bruno Covas, o prefeito regional da Sé Eduardo Odloak e representantes de companhias e associações artísticas da região, como Satyros, Parlapatões e o Acadêmicos do Baixo Augusta.
Em sua coluna na CBN, Alê Youssef disse que festival foi o grande estopim de uma retomada da praça, um movimento cultural que transformou a Roosevelt em um dos lugares mais importantes da cultura da cidade e que transforma o centro de São Paulo.
Histórico
No ano passado, o festival discutiu a democratização dos espaços públicos da cidade de São Paulo sob o tema “Sob Todos Baldios”, uma forma de protestar o decreto que também impede a concentração e dispersão de blocos carnavalescos na praça. Segundo o documento, a medida atendia a reclamações de moradores do entorno.
Desde 2002, a Satyrianas ocupa a praça e os espaços culturais do entorno com apresentações de teatro, dança e música, exibição de filmes e performances em 72 horas ininterruptas de programação gratuita.