Dia Mundial do Autismo: Conheça 12 artistas de sucesso com a síndrome

02 de abril é comemorado desde 2007 o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO (World Autism Awareness Day), que visa incentivar o conhecimento sobre esta deficiência e ajudar a integrar na comunidade as pessoas com diferentes graus de autismo e dar uma qualidade de vida melhor para elas.

O autismo é um distúrbio psicológico que se manifesta quando uma pessoa se concentra intensamente e exclusivamente em seu mundo interior, de forma progressiva e isolado, perdendo o contato com o mundo exterior e a realidade ao seu redor.  O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Para demonstrar que o autismo não é algo que impede as pessoas de realizarem seus sonhos, conheça 12 artistas de sucesso com autismo .

1. STANLEY KUBRICK
Resultado de imagem para STANLEY KUBRICK
Um dos grandes diretores de cinema de todos os tempos era autista . Nascido em 1928, o autismo e a síndrome de Asperger só começariam a ser diagnosticados na década de 1940. O criador de grandes obras como 2001: Uma Odisséia no Espaço, De Olhos Bem Fechados e Laranja Mecânica , teve dificuldades socializar, interesses escassos mas obsessivos, pensamento literal, inflexibilidade …


2. TIM BURTON
Resultado de imagem para actors with autism
O diretor de clássicos como Edward Mãos de Tesoura, reconheceu que o filme tinha um muito de autobiográfico, pois ele descreveu perfeitamente o isolamento sofrido durante a sua infância, em decorrência do autismo.


3. DAN AYKROYD
Resultado de imagem para actors with autism
Um dos escritores e protagonistas dos Caça-Fantasmas foi diagnosticado com a síndrome de Tourette aos 12 anos e com Asperger nos anos 80, quando ele foi para o médico por insistência de sua esposa. Aykroyd compartilha duas obsessões com os pacientes de Asperger : fantasmas e policiais. A partir disso nasceu sua inspiração para imaginar o enredo dos Caça-Fantasmas.


4. DARRYL HANNAH 
Resultado de imagem para actors with autism
A atriz, famosa por filmes como Blade Runner, revelou que foi diagnosticada com autismo durante a infância, um estágio no qual ela se descreve como “extremamente tímida”. Ela reconhece que o mundo da interpretação foi uma salvação para ela, mas ela nunca gostou de ser o centro das atenções . Na verdade, ele nem deu entrevistas nem assistiu à pré-exibição de seus próprios filmes. Atualmente, Hannah vive em uma casa de um quarto administrada com energia solar e água de um poço próximo.


5. MATTHEW LABYRTEAUX
Imagem relacionada
O ator conhecido por seu papel na série Pioneiros (Little House on the Prairie)  deu seus primeiros passos aos três anos e falou aos 5, Matthew já atuou em muitos filmes e fundou uma instituição de caridade para ajudar jovens com autismo.


6. DAN HARMON

Criador e produtor executivo da série de TV Community e da louca série animada Rick e Morty. O engraçado é que ele obteve o diagnóstico mais tarde na vida enquanto escrevia um personagem para Community e encontrou muitos sintomas familiares. Ele até foi ao médico para ver se estava oficialmente no espectro, que o médico confirmou.


7. JERRY SEINFELD

Criador de uma das melhores e mais influentes sitcoms da história, que levava o seu sobrenome no título, Jerry Seinfeld revelou em entrevista recente à NBC News que foi diagnosticado com autismo já na vida adulta. Sem dúvida essa informação joga uma nova luz sobre sua genialidade como comediante!


8. ANTHONY HOPKINS
Resultado de imagem para ANTHONY HOPKINS

Anthony Hopkins foi diagnosticado com Asperger quando, como ele disse: “minha esposa estava tentando descobrir com quem ela era casada”. Ele credita a síndrome de Asperger deixá-o extremamente inquieto – e, por sua vez, um trabalhador extraordinariamente dedicado.


9. COURTNEY LOVE

Courtney Love, cantora e atriz, foi diagnosticada como “levemente autista” quando era menina. Embora ela fosse extraordinariamente inteligente, ela lutou muito na escola, com as interações sociais.


10. PADDY CONSIDINE 

Paddy, conhecido por sua direção do filme “Tiranossauro” de 2011, foi formalmente diagnosticado com a síndrome de Asperger. Ele compartilhou que acredita que a condição realmente o ajudou a alcançar o sucesso em sua profissão escolhida. Ele ficou tremendamente aliviado quando foi diagnosticado com a idade de 36 anos, porque lhe deu uma visão sobre por que ele se sentiu e se comportou da maneira que ele fez. Ele teve dificuldade com suas habilidades sociais e com comunicação. As coisas que antes não faziam sentido para ele estão começando a tomar forma quando ele entende mais sobre si mesmo. Foi após o diagnóstico inicial que ele questionou sua identidade. Ele confirmou que agora que ele sabe, ele está mais livre para seguir em frente com sua vida.


11. LIZZY CLARK
Resultado de imagem para Lizzy Clark actresse
A atriz britânica Lizzy Clark, nascida em 1994, ganhou popularidade por seu papel no filme de TV de 2008, Dustbin Baby . No filme, ela interpreta Poppy, uma personagem que, assim como Clark, tem a síndrome de Asperger. O papel marcou a primeira vez que uma atriz com Asperger interpretou um personagem com a condição, fazendo com que a mãe de Clark lançasse uma campanha contra atores sem deficiências mentais, retratando personagens deficientes. A campanha “Não me interprete, me pague” (Don’t Play Me, Pay Me) é um recurso para atores com deficiências mentais e trabalha com as escolas para incentivar os alunos com deficiência a atuarem.


12. ANDY KALFMAN
Resultado de imagem para andy kaufman AUTISM
O comediante Andy Kaufman tinha síndrome de Aspergers, o que causava uma fixação na fusão da comédia com a vida. Kaufman forçou as fronteiras tão longe que as pessoas pensaram que era uma piada quando ele estava morrendo de câncer.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s