[Sai de Cena] Morre atriz Nilza Maria, aos 97 anos

O teatro paraense perdeu nesta sexta-feira (15) um dos seus maiores nomes, a Nilza Maria. A atriz faleceu na tarde de hoje em casa. Atualmente com 97 anos de idade, Nilza Maria se dedicou por 70 anos à arte de interpretar. A atriz referência no teatro paraense começou sua trajetória artística pelas tradicionais novelas de rádio, o veículo de comunicação mais popular do país entre os anos 40 e 50.

Durante o auge dos folhetins radiofônicos no Brasil, em Belém Nilza Maria estava a frente, como intérprete pioneira na arte dramática. Após o rádio, Nilza se apaixonou pelo cinema e pelo teatro e chegou ao século XXI como ícone dos palcos no Pará. A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) concedeu homenagem devido a toda a trajetória artística no ano passado.

Ary Souza/O Liberal

Para o escritor Leonardo Moraes, que publicou a biografia “Nilza Maria: toda minha vida por ti”, a perda para o teatro paraense é gigantesca. “A Nilza Maria foi uma das maiores atrizes do teatro paraense, tem uma importância gigante para o teatro local, paraente e na nossa cidade. A Nilza é uma figura muito simbólica, e pioneira da arte local”, destaca. “Nilza Maria representa uma das maiores e mais importantes atrizes do teatro local. Uma atriz versátil de inúmeras facetas, atuou em radionovelas, teatro e cinema e fez tudo isso com maestria e dedicação”, complementa.

Em nota oficial o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, lamentou profundamente a partida de Nilza Maria, “uma das mais respeitadas e talentosas estrelas das artes cênicas paraenses”. Nilza deixou sete filhos e um legado enorme para a cultura do Estado.

“Nilza foi uma das atrizes pioneiras nas radionovelas, telenovelas, no teatro e no cinema do Pará, atuando até os seus 93 anos de idade. Em sua trajetória como artista, passou pela TV e Rádio Marajoara, foi aluna da Escola de Teatro da Universidade Federal do Pará, participou de produções do cineasta Líbero Luxardo e, no teatro, fez parte do Grupo Experiência. O Governo registra ainda sua solidariedade aos familiares, amigos e fãs”, diz a nota.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s