[Atores Entrevista] Luis Guilherme Souto

Luis Guilherme Souto, além de atuar, ele já dirigiu e produziu um musical.

Nosso primeiro entrevistado do blog é um jovem de 17 anos, de Juiz de Fora/MG, que, apesar da pouca idade, esbanja conhecimento e amor pelo teatro.

.AdD – Como você começou no teatro?
Luis Guilherme Souto – Desde a primeira vez que fui assistir uma peça de teatro, eu me encantei pela magia de um teatro e como tudo aquilo acontecia. Desde quando sai dessa primeira peça, que fui assistir com a minha mãe há muitos anos, eu coloquei na minha cabeça que queria fazer aquilo em algum momento da minha vida.
No ano seguinte eu entrei em uma escola nova, e por coincidência (ou não) nessa escola tinha oficina de teatro como atividade complementar, então eu entrei nessa oficina e fiz aulas com eles por uns 2 anos. Desde então, eu conheci pessoas que já se envolviam com o teatro a mais tempo, e dessa forma fui conhecendo diretores e as oportunidades de atuar foram chegando

AdD – Tem alguma formação teatral?
Luis Guilherme Souto – A formação que eu tenho vem dessa oficina que eu realizei, onde aprendi toda a parte teórica, significado dos termos e a prática do teatro. Além de alguns WorkShops que fiz ao longo do tempo.

AdD – Você disse que já dirigiu e produziu um musical, foi só uma atividade esporádica ou pretende fazer isso mais vezes?
Luis Guilherme Souto – Quando esse projeto surgiu era pra ser apenas uma atividade esporádica, se divertir e realizar um sonho. A direção eu dividi com outra amiga atriz (Laís Gabriel), e foi cerca de um ano de pré-produção, ensaio, trocas de elenco, figurinos e coreografias. Como o nosso musical era uma versão cover adaptada para o teatro de “High School Musical” os detalhes nos exigiu muito tempo, já que as roupas, coreografias e nossas próprias fisionomias tinham de ficar parecidas com a do filme original. Desde então eu me apaixonei pelo universo dos musicais, e pretendo sim fazer isso mais vezes. Tomei gosto pela coisa.

Apresentação do High School Musical em uma Escola

AdD – Tem algum projeto em mente ou está trabalhando em algum espetáculo no momento?
Luis Guilherme Souto
 – No momento eu não estou trabalhando em nada, pois acabei de me mudar do Rio de Janeiro para Juiz de Fora. Mas tenho sim um projeto de um novo musical para o ano que vem, a partir de agora começamos a correr atrás de patrocinadores, já que esse projeto também é uma adaptação cinematográfica e tem um alto custo de produção.

AdD – Pretende ir além do teatro, fazer cinema, tv?
Luis Guilherme Souto – Claro, acho que todo ator de teatro sonha em ter uma oportunidade dessas. Inicialmente meu objetivo é tentar TV um dia.

AdD – Dificilmente achamos artistas que vivam só de sua arte, a maioria trabalha com a arte mas tem uma outra profissão mais sólida, isso acontece com você? O que acha dessa dificuldade que os artistas enfrentam?
Luis Guilherme Souto – Hoje eu sou estudante de jornalismo e blogueiro de Reality Show, mas tenho a total consciência da dificuldade dos artistas de teatro viverem apenas da profissão. Na época de montagem do meu 1º musical, eu juntava dinheiro do lanche na escola pra bancar meus figurinos no musical. Muitos atores definitivamente pagam para trabalhar, mas isso é amor a arte, quando se escolhe ser ator você já espera essa peleja ao menos no inicio da carreira. Eu acho honestamente, que os órgãos públicos e grandes empresas deveriam investir pesado no mundo das artes teatrais. A cultura precisa ser disseminada no nosso país.

Muitas vezes eu vejo pessoas reclamando dos altos preços dos ingressos teatrais, mas isso acontece porque não temos patrocinadores grandes, e conseguir eles é muito difícil quando se está em pequenas ou médias produções. Se existe esse apoio em massa de patrocinadores, os ingressos abaixariam seus valores e o teatro seria mais acessível. De todas as formas precisamos de dinheiro para bancar aquilo em que nós investimos. Quanto mais investimento na arte, mais acessível ela ficará.

 Para saber mais sobre o Luis e seu trabalho:
Blog: www.realityemix.com
Twitter: @soutoguilherme
Facebook: www.facebook.com/luisguilhermesouto

——————————-

E se você quer ser um dos entrevistados da página, entre em contato pelo Facebook, deixando uma mensagem inbox.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s