[Coluna de Quinta] Manual de Sobrevivência no Set

Tenho recebido muitas mensagens com dúvidas de atores que estão começando a trabalhar com publicidade e resolvi fazer um compilado na Coluna de Quinta desta semana. E as dicas aqui valem também para cinema e tv. Vamos lá!

No dia anterior:
– Se te enviarem o texto, decore-o! Parece bobeira, mas muita gente deixa pra decorar na hora e isso não é legal. Se fosse pra decorar no set, eles teriam te entregue lá mesmo. Profissionalismo em primeiro lugar, sempre.

– Durma bem. É péssimo para sua imagem chegar com olheiras e bocejando. Além de dobrar o trabalho do maquiador, as pessoas não vão te enxergar com os melhores olhos – literalmente.

– Arrume seus pertences. Leve produtos de higiene pessoal, uma garrafinha de água para se hidratar até estar tudo arrumado e você ter acesso à água da produção, um chinelo é sempre bem vindo para descansar os pés enquanto espera para gravar, peças de figurino que tenham sido solicitadas e uma blusa de frio porque né, sua avó sempre te deu esse conselho.

– Eu também sempre levo um cadeado porque nunca se sabe onde você precis

No dia da filmagem:
– Saia antes de casa. É muito melhor chegar mais cedo do que atrasado, lembre-se que dezenas de pessoas estão envolvidas e você não quer fazer ninguém esperar por você.

– Cabelos limpos (sem excesso de finalizadores), maquiagem o mínimo possível (para mulheres) e unhas feitas (mulheres com esmalte claro). Homens atenção para a barba, ir conforme solicitado. Mulheres, atenção com sobrancelhas e buço!

– Se a gravação for logo pela manhã, eles servem café da manhã; mas pode demorar bastante até ser servido e se você é acostumado a se alimentar logo quando acorda, é bom se prevenir.

– Falando em alimentação, não precisa comer como se não visse comida há dois meses, ok? Estômago muito cheio dá moleza e você precisará de disposição. Mas também não precisa fazer a linha “sou fino e quase não como”, você também precisará de energia. Caminho do meio, sempre.

– Hidrate-se com regularidade e se for uma externa, ainda mais. Na adrenalina não sentimos os sinais de desidratação do corpo e isso pode ficar bem sério.

– Fotografe o contrato. Você não irá receber uma cópia no dia e, muitas vezes, leva meses até você ter uma cópia em mãos. Os dados ali são muito importantes, inclusive para você ter certeza dos dados de exclusividade.

– Seja educado, sempre e com todos.

– Não puxe o saco de ninguém, isso te faz extremamente irritante.

– Mantenha silêncio, você foi lá para trabalhar e não para ficar tagarelando.

– As diárias podem levar muitas horas, vá preparado para isso. Não adianta ficar reclamando do diretor, da produção, do calor, do frio. Quando você faz isso, você se queima com a produção e com os outros atores também. Além de atrapalhar todo mundo!

– A maioria das produtoras não gosta de ver fotos do trabalho na internet antes do comercial ir ao ar. Principalmente quando divulgados dados da marca, detalhes, etc. Espere o filme ser veiculado para postar ou não revele detalhe algum.

Espero tê-los ajudado em algumas questões e se houver mais alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só me mandar lá na página: https://www.facebook.com/AtrizCarlaBuarque

Carla Buarque


image1.JPG

“Carla Buarque é atriz e usa a escrita como válvula de escape para as agruras do mundo”.

 
Blog / Facebook / Instagram: @carlammp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s