[Coluna de Quinta] O Marketing do ator

Como uma empresa torna o seu produto conhecido e desejado pelos consumidores?
Divulgando-o! Se transportarmos essa ideia para a nossa área, não é muito difícil imaginar o que precisamos fazer. Você já fez fotos de boa qualidade, já gravou seu videobook, caprichou no seu curriculum artístico e mandou seu material para algumas agências. Agora é só sentar e esperar, certo? Errado!

Primeiro, use o perfil do Facebook a seu favor. Crie um álbum com as suas fotos profissionais, coloque um título como “Portfólio”, deixe este álbum público, curta páginas de agências e bookers, participe de grupos de castings, seja realmente ativo. Se quiser criar uma página profissional, melhor ainda. Mas, experiência própria, nem todas as agências que você tem no seu perfil irão curtir essa página e, portanto, é legal publicar seus trabalhos tanto na
página quanto no perfil. Cuidado com postagens muito polêmicas, preconceituosas ou ofensivas, isso não pega bem pra ninguém. Fique sempre de olho no seu inbox, as respostas devem ser sempre claras e objetivas.

Um canal no YouTube com seus vídeos é fundamental! Imagina se todos os atores resolvessem enviar anexo no email o seu vídeo? Os produtores e bookers não teriam espaço para mais nada em suas caixas de entrada. Cria um canal no YouTube, básico mas organizado. Tem inúmeros tutoriais que ensinam como fazer isso. Não deixe de colocar lá seu nome artístico, é preciso saber quem você é.

Falando em nome artístico, tenha um email com ele. Isso é básico, mas tem gente que continua insistindo em confundir os produtores e ter um email com nome totalmente diferente. Gente, Carla Buarque. Tudo é Carla Buarque. Email, Facebook, Instagram, YouTube, tudo! Não dá pra colocar um nome diferente em cada.
Se puder criar um site, melhor ainda! Com release, curriculum, videobook, vídeos de trabalhos, links parar as redes sociais, fotos, tudo. Hoje em dia tem alguns sites gratuitos que com boa vontade dá pra fazer algo bem legal.

E, por último, tenha um cartão de visita. Também dá pra encomendar pela internet, você mesmo cria a arte e sai baratinho. Ande com ele na carteira. Oportunidades aparecem onde a gente menos espera. Já me ocorreu de encontrar uma pessoa da área na padaria e na ocasião eu estava sem. Valeu de lição e nunca mais deixei de ter uma dúzia deles comigo.

Carla Buarque


image1.JPG

“Carla Buarque é atriz e usa a escrita como válvula de escape para as agruras do mundo”.

 
Blog / Facebook / Instagram: @carlammp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s