[Coluna de Quinta] Entrevista com Zeca Prudente, da ZP Atores

Zeca Prudente, da ZP Atores

Hoje a Coluna de Quinta entrevista o querido Zeca Prudente, proprietário da agência ZP Atores. Ele acumula uma vasta experiência como ator e produtor de casting, e muito gentilmente aceitou sanar algumas dúvidas que vivem atormentando a cabeça dos atores que trabalham com publicidade e querem aumentar suas chances no competitivo meio.

Zeca, quais são as suas maiores dificuldades na hora de selecionar atores para enviar aos clientes?
Minha maior dificuldade na hora de fazer um casting é o material, pois a maioria não tem material de foto e vídeo descentes e acabam sendo reprovados na hora da escolha pelos produtores. Os atores não podem esquecer, por mais que esteja em dificuldades financeiras, sem material não existe trabalho.

 O que um bom material de foto precisa ter e o que não deve ter de forma alguma?
O bom material precisa ter: essencial o fundo branco, figurino de acordo com sua faixa etária, mulheres com maquiagem leve e um fotógrafo que realmente saiba fazer fotos para atores. O que não pode ter de forma alguma: fundo colorido (esconde totalmente a pessoa o cabelo, a pele – reprovação na certa na hora da escolha pelos produtores, há exceções, mas é melhor não fazê-lo), mulheres super maquiadas, exagero nas bijuterias, esmaltes de cores fortes, fotos do quadril de costas, poses sensuais tanto para homens e mulheres (a menos que seja pedido, mas difícil), fotos de costas, deitados, com as pernas abertas, fotos com bonés, óculos de sol, chapéus.


fundo branco e maquiagem leve; o destaque é o ator e não a produção

E o videobook?
Um videobook vendável para o ator deve ser feito com um texto leve que fique entre o drama e a comédia sem exagerar na interpretação, pois não devemos esquecer que é para a tv, portanto a linguagem é totalmente televisiva e não como recebo, muitos totalmente teatrais. Outro ponto, vídeo onde tenha seus trabalhos tem que estar editados exatamente onde o ator aparece, nunca mande vídeos sem editar, pois o produtor com certeza não vai te ver, eles não procuram. Nunca envie vídeos para aprovação para publicidade onde você esteja em vários comerciais, porque vai dar a conotação que já esta marcado na publicidade, sempre envie seu vídeo book, a não ser que peçam vídeos de seus trabalhos em publicidade, normalmente vídeos para produção de tv, são de seus trabalhos como ator, em novelas, séries, filmes, todos editados.

Como manter uma relação mais estreita com a agência e não ser “só mais um” em meio a tantos outros?
Também sou ator, trabalhei muito em publicidade. O esquema, de preferência, é ir até a agência para conhecer, ser pontual nos seus compromissos quando as agências te chamam, renovar uma vez por ano o seu material… Ator tem que ser como médico, sempre responder quando é chamado, pois fica difícil ficar atrás de ator que não responde mensagens, que não atende celular.

E por fim, como se preparar para um teste quando for selecionado?
Pense sempre que teste é uma loteria onde todos apostam como em qualquer trabalho o ator tem que fazer o seu melhor, mas pense que nem sempre o melhor é que ganha. Quando for chamado para um teste, leia bem o roteiro, decore as falas se tiver e na hora fique o mais relaxado possível. Se for pedido algum figurino, vá ao teste com o que foi pedido, nunca dê desculpas para o diretor tipo: “eu não tenho o figurino”. Nunca vá aos testes com roupas com cores fortes, listras, gel no cabelo, meninas carregadas na maquiagem, tudo isso ajuda. Boa sorte à todos!

Zeca, muito obrigada pela paciência e carinho com a Coluna de Quinta. Estamos muito gratos por todos os ensinamentos!

Quer entrar em contato com o Zeca Prudente e a ZP Atores? Acesse a página do Facebook

Carla Buarque


image1.JPG

“Carla Buarque é atriz e usa a escrita como válvula de escape para as agruras do mundo”.

 
Blog / Facebook / Instagram: @carlammp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s