[Quarta Parede] O Ator e a Internet

As redes sociais são tão perigosas… E o ator precisa tomar muito cuidado com elas… O artista é uma pessoa pública! E tudo que fazemos, ou dizemos, gera repercussão e pode influenciar na nossa imagem. Nem todo o ator é famoso, como aquele que protagoniza a novela das 9. Mas não se enganem! O meio artístico é minúsculo, e todo o ator é conhecido de alguma forma, seja no meio teatral, no cinema, nas produções feitas para a internet, na publicidade e nos mais variados testes. E mais: algumas produtoras de elenco investigam a vida do artista através das redes sociais.  Além disso, se faço parte de alguma companhia teatral, pode ter certeza que profissionais vão investigar cada membro do grupo para o bem, ou para o mal.  E claro, grande ou pequena, há uma parcela do público que fica de olho na nossa conduta virtual.   O ator precisa ter cuidado com o que diz, e de qual forma se expõe em redes sociais, pois qualquer falha será prejudicial à sua carreira. 

Ágata, diretora de teatro estava muito entusiasmada com o projeto de transformar o clássico grego “Medeia”, de Eurípedes em monólogo.  Realizou testes de elenco e selecionou uma jovem muito talentosa chamada Helena. A atriz tem experiência em publicidade, atuou também em alguns espetáculos e musicais. Ágata estava muito feliz com a sua escolha! Apresentou o texto adaptado por ela mesma, e Helena gostou bastante. A atriz foi apresentada para a equipe de produção do espetáculo, e tudo parecia caminhar para um processo de muito aprendizado. Durante os ensaios, Helena fazia muito bem o seu papel, e olha que Medeia não é uma personagem fácil. Ágata era exigente, mas o monólogo estava ficando bom, e a atriz não reclamava de nada. Mas um dia, Lorenzo, o assistente de direção, afirma para Ágata que ela deveria dar uma olhada no Facebook de Helena…

– Pra que, Lorenzo? Sabe que não gosto destas coisas! Detesto ficar na internet…

– Mas neste caso é necessário! Vou mostrar pra você o porquê…

Lorenzo, do seu celular, mostrou para Ágata uma atualização no status de Helena.  Nela a atriz se dizia cansada de “receber ordens”, e de fazer tudo do jeito “que os tiranos teatrais determinavam”. Era uma indireta! Larissa resolveu vasculhar o perfil de Helena e encontrou mais desabafos online… E mais: descobriu que ela costuma “desabafar”, sobre todas as produções e testes que faz. E, ainda por cima, gosta de fazer insinuações contra outros colegas de profissão.  

Ágata perguntou destas publicações pessoalmente a Helena, que negou qualquer problema com a produção e jurou estar tudo bem, que os desabafos nada tinham a ver com “Medeia, o monólogo”. Ágata resolveu lhe dar um voto de confiança. Mas ao entrar no Facebook, hábito que resolveu cultivar após o aviso de Lorenzo, viu a seguinte atualização de Heleninha: “E a tirania teatral parece não ter fim! Nem liberdade de me expressar eu tenho mais! Ai de mim, ai de mim mesma”.  Ai da arte, com estas atitudes…

Texto Luana Manso
Revisado por Zilma Barros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s