[Quarta Parede] A Euforia teatral…

Atores aproveitem bem! Sim, aproveitem cada momento da leitura do espetáculo e da dramaturgia, identificando o estilo do dramaturgo, facilitando, assim, o seu entendimento. Aproveitem a descoberta dos personagens, da sua voz, dos seus gestos, da forma de andar, olhar e falar.  Ouçam bem as preciosas dicas do diretor. Não desperdicem os exercícios cênicos, achando que são desnecessários, afinal, ser ator jamais deve ser somente subir no palco e atuar. Sim, o decorrer do tempo nos faz aprender muito.  Respeitem os colegas de elenco, não vejam neles motivos para alimentar dentro de si a inveja, a falta de humildade e o ego exacerbado.  Os ensaios são o melhor momento para bons aprendizados. Pois, as apresentações são o resultado de um bom processo cênico.

Não é fácil. A realidade da vida não é como a realidade do palco, mesmo quando a história a ser encenada é densa e dramática. Viver a vida dos outros é mais interessante do que encarar a nossa própria existência. Ser ator é esplendido, mas não deixa de ser uma fuga. Porém, o nosso papel diante da sociedade é muito importante. Quantos seres são salvos pela arte? Muitos… e nem precisa ser ator profissional para ser tocado pela força do palco. Vivenciar o teatro é transformador e único.

Mas, o que dizer do cinema e da televisão? São os bons filhos do teatro!  Ótimas formas de representação. Mas cuidado para não se iludir, pois a fama e o dinheiro fácil as rondam, em especial na TV. Publicidade, desfiles, algumas figurações, tudo é válido. Mas o palco é o palco, nada poderá ser mais sublime do que estar nele, atuando diante do público, vendo suas reações na íntegra, sem precisar de uma pesquisa de mercado ou dados da bilheteria para entender a opinião deles.

Por isso, aproveitem! Aproveitem tudo o que o teatro pode proporcionar.  Pois, quando terminamos uma temporada e até que surjam novos trabalhos, isso nos traz muitas sensações.  E uma delas é o vazio, semelhante a uma quarta-feira de cinzas… Mas a respeito disso, escreverei na próxima semana!

Texto de Luana Manso
Revisado por Zilma Barros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s