[Quarta Parede] Mude

Estude mais e fale menos. Mude o comportamento! Observe e escute os experientes. Porém, se achar conveniente deve contestar sim, mas cuidado: a falta de fundamento em seus questionamentos o transforma num confuso e atormentado artista… mude o caminho, se não está feliz em um trabalho artístico, mude, mas cuidado ao abandonar tudo. Será que vale a pena seguir outras vias? Quem sabe se tentar ser mais tolerante? Mude, pois na arte não há espaço para o egoísmo.

Não pense somente na fama quando sonhar em ser ator, isso nos traz muita frustração, pois este é um mundo bonito, bem produzido, mas de acesso restrito. Por que não fazer a mesma arte da TV, nos palcos? Neles podemos tudo, podemos ir além! Quer viver à mercê de patrocinadores, de empresas que decidem sua vida, com quem você conversa e com quem se relaciona? Quer viver num universo de aparências, somente para ser capa de revistas famosas? Acha mesmo que todos estes famosos são felizes o tempo todo? Mude sua concepção sobre isso!

De qualquer forma não seja preconceituoso com a televisão. Se um dia rolar um trabalho na telinha, vá sim! Seja também um ator de TV. As novelas brasileiras são magníficas em sua maioria, figuram entre as melhores do mundo, senão, as melhores. A teledramaturgia no Brasil tem essência própria, por isso é enriquecedor ao currículo de qualquer artista. Mas vá por amor ao ato de atuar e não por ganância e ilusão.

Mude e tenha fé que um dia… sobreviveremos da profissão de ator! Procure opções que possam deixa-lo sempre em contato com as artes cênicas. Seja professor, escritor, jornalista, design… cuide de um museu ou biblioteca! Vai querer conciliar o teatro com engenharia, por exemplo? Se gostar desta opção vá em frente, mas se isso o estressar a ponto de atrapalhar sua rotina artística, nem pense duas vezes! A não ser que prefira ser engenheiro a ator…

Mude a forma de interpretar, não se prenda aos mesmos personagens, evolua, transcenda! Permita que ele tome conta de você, mas nunca a ponto de domina-lo por completo. Um bom ator não deve perder o controle. Mude de diretor, não trabalhe somente com o mesmo profissional, porém evite trabalhar em várias companhias teatrais, principalmente ao mesmo tempo. Nós, atores, precisamos de um lugar para expressar nossa arte livremente. E cada
ator tem a sua família. Procure a sua e seja feliz!

Artistas: mudem o tempo todo, sempre. Agradeçam por fazerem parte de uma profissão que sobrevive a mutações constantes. Afinal… só o que está morto não muda!

Por Luana Manso
Revisado por Zilma Barros
Texto inspirado no poema “Mude” de Edson Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s