FONTE – O dramaturgo, escritor e professor pernambucano Antônio Edson Cadengue faleceu na madrugada desta quarta-feira (1º), aos 64 anos. Ele deu entrada no Hospital Hapvida após uma queda, mas a causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
A nota de falecimento foi publicada pelo ex-aluno e amigo do artista, o professor universitário Igor de Almeida Silva: “Meu coração está partido. A dor que sinto não cabe em palavras”. O velório do encenador ocorrerá nesta quinta-feira (2), a partir das 8h, no Teatro Valdemar de Oliveira, localizado no bairro da Boa Vista.
Nos anos 1980, dirigiu uma adaptação da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, para o Quinteto Violado. O espetáculo teve apresentações em países como Alemanha e Áustria. Em 1990, quando ficou à frente da Companhia Teatro de Seraphim, também começou a dar atenção a grupos minoritários sobretudo os discriminados por questão de raça, religião, doença mental e orientação sexual.
Em sua trajetória, se tornou especialista em obras de Nelson Rodrigues, criando adaptações de obras como Toda Nudez Será Castigada, Senhora dos Afogados, Viúva, Porém Honesta e Doroteia. Em 2001, assumiu a direção do Teatro de Santa Isabel.