[Festivais] Festival de Presidente Prudente começa nesta sexta

FENTEPP site

Começa nesta sexta-feira (09) o 24° Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (FENTEPP).

Serão dez dias de espetáculos diversos realizados em espaços alternativos, como o Sesc Thermas e o Teatro Paulo Roberto Lisboa, que fica no Centro Cultural Matarazzo. Mesmo sendo gratuito, o espectador precisa retirar os ingressos sempre duas horas antes do início das apresentações, sendo limitada a retirada de dois ingressos por pessoa.

Espetáculos

O festival tem início sexta-feira (09), às 20h, com o espetáculo “Imortais”, no Teatro Paulo Roberto Lisboa.
Com texto de Newton Moreno e direção de Inez Viana, o espetáculo traz uma história em que a tradição e o contemporâneo se confrontam. Tendo como ponto de partida um ritual fúnebre chamado Coberta da Alma, a peça mostra o reencontro entre uma matriarca de rígidos princípios e muito apegada às tradições, que está doente e desenganada, com sua filha, que fugiu de casa há anos e retorna com um noivo – uma mulher em processo de transição para homem trans. Na segunda noite do Festival (10), espetáculo “Consertam-se Imóveis” aborda drama de família como tragédia, morte mentiras e revelações.

Nos dias 10 e 11 a Trupe Lona Preta apresenta o espetáculo de rua “O Concerto da Lona Preta“, espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas. No dia 14, “Chapeuzinho Vermelho”, clássico da literatura, numa releitura extraordinária, leva a criança ao desconhecido e abordando temas recorrentes na vida de todos, na programação infantojuvenil.

A programação completa pode ser consultada no site do Fentepp.

IMORTAIS
Imortais Foto: http://www.fentepp.com.br

Atividades Formativas e Programação Paralela

Bates-papos, workshops, oficinas e jornadas de gestão cultural compõem a grade que, aliada à ampla programação de espetáculos, oportunizará aos participantes o intercâmbio e a reflexão, assim como a expansão do discurso e da prática teatral.

Dia 17/11, sábado, das 15h às 19h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé – Centro Cultural Matarazzo, a atividade, “O ator na linguagem do cinema”, com a atriz e diretora Eliane Fonseca, fará os participantes pensarem e discutirem as principais diferenças técnicas do trabalho do ator no teatro e no cinema, mostrar o ator como figura criativa dentro do processo de construção da narrativa, além de abordar a concepção do personagem sob o ponto de vista da decupagem e “mise-en-cene”.

Adriana Cavalcanti
Na Programação Paralela do Festival terá apresentação de Dança, Sarau, MPB, Rock e poesia. A programação diversificada contará com espaços para execução na Unesp, Prudenshopping, Parque Shopping Prudente, Praça Dóbio Zaina, Pista de Skate do Parque do Povo e Boulevard “Os Sombras e Os Temperamentais” no Centro Cultural Matarazzo. No dia 10/11, sábado às 21h30 no Boulevard Os Sombras e os Temperamentais – Centro Cultural Matarazzo, Adriana Cavalcanti apresenta seu Show Musical “Movimentos do Brasil”, uma viagem no tempo passando por todos os momentos da música brasileira de 1929 a 1985, evidenciando os grandes intérpretes e compositores de cada época.

FENTEPP

O FENTEPP – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente é um evento de artes cênicas, de abrangência nacional, que envolve artistas, grupos selecionados e convidados. Estimula a produção e divulgação de espetáculos teatrais na região do Oeste Paulista. O FENTEPP se tornou um Festival referência no Brasil, para o ano de 2018 foram registradas quatrocentas e cinquenta e duas inscrições de dezessete estados da federação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s