Relembre artistas que saíram de cena em 2018

O ano de 2018 foi marcado pela perda de grandes nomes do teatro, da TV, do cinema e de tantas outras áreas. Esses artistas deixaram para a eternidade seus trabalhos e a memória de suas trajetórias. Relembre essas pessoas que saíram de cena e entraram para a história:

JANEIRO

Maria Guida

A atriz portuguesa Guida Maria morreu no dia 2 de janeiro, aos 67 anos vítima de cancro. Nascida em Lisboa em 1950, Guida Maria fez cinema, televisão mas sobretudo teatro, tendo participado em cerca de 40 peças, entre as quais A mãe,  Auto da geração humana,  A casa de Bernarda Alba e, possivelmente, uma das mais conhecidas da carreira, Os monólogos da vagina.

Jessica Falkhot
Jessica Falkholt.png
Jessica Falkholt foi uma atriz australiana, que apareceu em 16 episódios da série de televisão Home and Away como Hope Morrison em 2016. Juntamente com seus pais e irmã, ela morreu em um aciente de carro no dia 17 de janeiro, no sul de New South Wales .

Mark Salling

O ator americano Mark Salling, que interpretou Noah “Puck” Puckerman na série “Glee”, morreu aos 35 anos, no dia 30 de janeiro. O corpo foi encontrado no rio Los Angeles, em Sunland, região em que ele morava, e a “causa aparente” foi suicídio. O ator participou de quase todos os episódios de “Glee”, exibida entre 2009 e 2015. Ele também atuou nos filmes “Colheita Maldita IV” (1996) e “Rocky Road” (2014).

Outros que sairam de cena em janeiro:
Tareka (Atriz Portuguesa), Münir Özkul (Ator Turco), Jerry Van Dyke (Ator Americano), Henrique César (Ator Brasileiro), Óscar Alberto Pérez  (Ator Venezuelano), Bradford Dillman (Ator Americano), Simon Shelton (Ator Americano), Yves Afonso (Ator Francês), Desirée Vignolli (Atriz estadunidense-brasileira), Connie Sawyer (Atriz Americana), Germana Tânger (Atriz Portuguesa), Sandra Materra (Atriz Brasileira), Louis Zorich (Ator Americano), Ann Gillis (Atriz Americana), Dorothy Eloise Maloney (Atriz Americana)

FEVEREIRO

Oswaldo Loureiro
Resultado de imagem para Oswaldo Loureiro
Oswaldo Loureiro, ator e diretor de teatro, televisão e cinema morreu aos 85 anos no dia 3 de fevereiro. Com extensa lista de contribuições na área, incluindo a presidência do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro, se projetou como um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Atuou de 1944 a 2005, e desde então estava afastado das atividades. O ator sofria de Alzheimer.

Jan Maxwell

A atriz Jan Maxwell, dama do teatro americano e mais conhecida do público de TV e cinema como a Diretora Queller de Gossip Girl, faleceu no dia 12 de fevereiro, aos 61 anos de idade.  Maxwell era considerada por muitos a melhor atriz cômica da Broadway. Além de Gossip Girl, Maxwell fez participações em séries como The Divide, The Good Wife, Billy & Billie, BrainDead, Gotham e Madam Secretary, seu último papel nas telas.

Montanha

Gilberto Augusto Félix, conhecido como Montanha das pegadinhas do “Programa Silvio Santos”, do SBT, morreu dia 5 de fevereiro, no Hospital Regional de Itanhaém, em São Paulo. O famoso, que sofria de diabetes, teve uma crise renal e hiperglicemia.

Outros que sairam de cena em fevereiro:
John
 Mahoney (Ator Francês), Reginald E. Cathey (Ator Americano) ,John Gavin (Ator Americano), Lewis Gilbert (diretor, produtor e roteiristabritânico), Bud Luckey (Cineasta Americano), Sridevi (Atriz Árabe), Rogelio Guerra (Ator Mexicano)

MARÇO

Tônia Carrero

A atriz Tônia Carrero morreu na noite de 3 de março, aos 95 anos após sofrer uma parada cardíaca durante um procedimento cirúrgico. Nome artístico de Maria Antonietta Portocarrero Thedim, Tônia foi uma das atrizes mais reconhecidas da segunda metade do século 20. Ela atuou ainda no teatro e no cinema. No total, Tônia atuou em mais de 50 peças em 64 anos de carreira. Sua estreia no teatro foi em 1949, ao lado de Paulo Autran em “Um Deus Dormiu Lá em Casa”.

DuShon Monique Brown
Resultado de imagem para DuShon Monique Brown
DuShon Monique Brown tinha 49 anos e foi vítima de sépsis, uma infeção geral grave do organismo causada por agentes patogénicos. A intérprete de séries de “Chicago Fire”, emitida em Portugal pelo AXN, ou ainda “Empire”, “Shameless” e “Prison Break” perdeu a vida no St. James Olympia Field Hospital, em Chicago, a 23 de março.

Outros que sairam de cena em março:
Billy Herrington (Ator Americano), Donna Butterworth (Atriz Americana), Sammy Williams (Ator Americano), Katie Boyle (Atriz Inglesa), Stéphane Audran (Atriz Francesa), María Rubio (Atriz Mexicana), Cátia Pedrosa (Atriz Brasileira), David Ogden Stiers (Ator Americano), Margot Kidder (Atriz Americana)

ABRIL

Verne Troyer
Ator foi hospitalizado no início deste mês (Foto: Sergi Alexander/Getty Images North America/AFP/Arquivo)
O ator Verne Troyer morreu aos 49 anos no dia 21 de abril nos Estados Unidos. Verne ficou conhecido por interpretar o papel de Mini-Me, no filme ‘Austin Powers’. Com 81 centímetros de altura, o ator começou a carreira em 1994 e se destacou pelas atuações em filmes e séries de comédias. Além de ‘Austin Powers’, Troyer participou de ‘Homens de Preto’ e ‘Harry Potter’.

Agildo Ribeiro
Imagem relacionada
Agildo Ribeiro foi um humorista de enorme sucesso na década de 1970 tanto no Brasil como em Portugal, co-estrelou diversos programas de humor da Rede Globo ao lado de Jô Soares, Paulo Silvino e Chacrinha. Naquela fase, o seu programa mais famoso foi Planeta dos Homens. Agildo Ribeiro morreu em 28 de abril de 2018 no Rio de Janeiro, de problemas cardíacos, aos 86 anos

Waldyr Sant’Anna

Morreu, na manhã do dia 21 de abril o dublador Waldyr Sant´Anna, o primeiro a dar voz ao icônico Homer Simpson. Waldyr, que tinha 81 anos, também emprestou sua voz a Eddie Murphy em algumas produções. Além de Homer e do vovô Simpson, Waldyr deu voz a Eddie Murphy em filmes como Trocando as Bolas, Um Tira da Pesada II e Um Príncipe em Nova York, Simpsons, ele também dublou o Vovô Simpson. Nas novelas, Waldyr atuou em obras como Água-Viva (1980), Baila Comigo (1981), Rosa Baiana(1981), Guerra dos Sexos (1983-84) e Roque Santeiro (1985-86).

Outros nomes que sairam de cena em abril:
Lill-Babs (Atriz Sueca), Božidar Smiljanić (Ator Croata), Isabella Biagini (Atriz Italiana), R. Lee Ermey (Ator Americano), Vittorio Taviani (Cineasta Italiano), Harry Anderson (Ator Americano), Pamela Gidley (Atriz Americana), Gianfranco Parolini (Cineasta Italiano), Amoroso Katamsi (Ator Indonésio), Nelson Pereira dos Santos (Cineasta Brasileiro)

MAIO

Cláudia Celeste
Resultado de imagem para Cláudia Celeste
Na madrugada do dia 13 de maio morreu a atriz Claudia Celeste, aos 66 anos.
Ela foi primeira travesti a atuar em novelas.

Eloísa Mafalda
Atriz Eloísa Mafalda, em março de 1996
Intérprete de papéis marcantes da dramaturgia brasileira, a atriz Eloísa Mafalda morreu, aos 93 anos, em Petrópolis, no dia 17 de maio. Na Globo, Eloísa viveu papéis marcantes em mais de 40 trabalhos, entre novelas, séries e especiais. Caso de Dona Nenê, na primeira versão de “A grande família”, e a inesquecível Dona Pombinha Abelha, de “Roque Santeiro”. A carreira conta ainda com outros personagens que caíram no gosto do público, como Maria Machadão, de “Gabriela”, Dona Mariana, de “Paraíso”, Gioconda Pontes, de “Pedra sobre pedra” e Manuela, de “Mulheres de areia”.

Outros nomes que sairam de cena em maio:
Wang Danfeng (Atriz Chinesa), Paolo Ferrari (Ator Italiano), Ulla Sallert (Atriz Sueca), Charles Thake (Ator Maltês), Margaret Kidder (Atriz Canadence), Roberto Farias (Cineasta Brasileiro), Kalasala Babu (Atriz Indiana), Peter Byrne (Ator e Diretor Inglês), Joseph Campanella (Ator Americano), Maciej Maciejewski (Ator Polonês), Patricia Morison (Atriz Americana),Anna Maria Ferrero (Atriz Italiano), Tazin Ahmed (Atriz Bangladesa), Elizabeth Sung (Atriz e Diretora Americana), Naser Malek Motiei (Ator e Diretor Iraniano), Madala Ranga Rao (Ator Indiano), Cornelia Frances (Atriz Americana), Rachel Rockwell (Atriz Americana), Madiha Yousri (Atriz Egípcia),Adriano Ribeiro da Silva (Palhaço Brasileiro)

JUNHO

Cidinha Milan 
Resultado de imagem para Cidinha Milan

Faleceu no dia 1º de junho a atriz Cidinha Milan, aos 70 anos, vítima de câncer. Cidinha nasceu em São Paulo a 3 de janeiro de 1948, e atuava há mais de 40 anos no teatro, cinema e televisão. Aliás, está no ar atualmente em duas produções reprisadas pelo Canal Viva: a série Sandy e Junior, no papel da professora Elvira; e em Malhação, como Rosa. Nos últimos anos integrou o elenco do quadro “Os Velhinhos se Divertem” do Programa Silvio Santos.

Jackson Odell
Imagem relacionada
O artista morreu no dia 8 de junho, aos 20 anos, após sofrer uma overdose fatal. Ele ficou conhecido por participar das séries “The Goldbergs”, como Ari Caldwell, “Modern Family” e “iCarly”. Ele foi encontrado morto em sua casa, em San Fernando Valley, na Califórnia. O ator começou a carreira aos 12 anos e também era cantor e compositor.

Brigitte de Búzios

A atriz Brigitte de Búzios, de 74 anos, uma das travestis mais famosas da década de 1960, foi encontrada morta nesta quarta-feira (07) em seu apartamento, localizado no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Brigitte construiu uma carreira no teatro e também teve destaque em participações na TV. Como na novela Paraíso Tropical, em 2017, uma dos seus últimos trabalhos na telinha.

Outros nomes que sairam de cena em junho:
William Edward Phipps
(Ator Americano), Vida Ghahremani (Atriz Iraniana), Johnnie Keyes (Ator Americano), Kira Muratova (Cineasta Ucraniana), Alan O’Neill (Ator Irlandes), Minken Fosheim (Atriz Norueguesa), Liliana Ross (Atriz e Diretora Chilena), Roman Kłosowski (Ator Polonês), Stanislav Govorukhin (Cineasta Russo), Leslie Grantham (Ator Inglês), Cacilda Lanuza (Atriz Brasileira), Ivo Bender (Dramaturgo Brasileiro), Eunice Gayson (Atriz Inglesa).

JULHO

Elmarie Wendel
Resultado de imagem para Elmarie Wendel,
Elmarie Wendel
, que interpretou Mrs. Mamie Dubcek na sitcom “3rd Rock from the Sun”, morreu aos 89 anos de idade. Ela participou da série da primeira até a sexta temporada, exibidas entre os anos de 1996 e 2001. Ao longo de sua carreira na televisão e no cinema, fez participações em filmes como “The Lorax”, além de ter participado de séries famosas, como “Seinfeld”, “NYPD Blue” e “General Hospital”.

Outros nomes que sairam de cena em julho:
Dick Feagler (Dramaturgo Americano), Katsura Utamaru (Comediante Japonês), Robby Müller (Cineasta Holandês), Claude Lanzmann (Cineasta Francês), Vlatko Ilievski (Ator Macedônio), Rani Sarker (Atriz Bangladesa), Carlo Vanzina (Cineasta Italiano), Tab Hunter (Ator Americano),  Laura Soveral (Atriz Portuguesa), Alan Bennion (Ator Inglês), Mai Tai Sing (Atriz Americana), Flora Plum

AGOSTO

Henrique Martins
Resultado de imagem para Henrique Martins

O ator e diretor Henrique Martins, que atuou em novelas como “O sheik de Agadir” (1966), “O meu pé de laranja lima” (1970) e “Carrossel” (2012), morreu no dia 26 aos 84 anos. Nascido em Berlim, na Alemanha, com o nome de Heinz Schlesinger, ele tinha três anos de idade quando se mudou com a família para o Brasil. Ao longo da carreira de mais de seis décadas, Martins passou ainda por Tupi, Globo, Excelsior, Band, Record e Manchete.

Outros nomes que sairam de cena em agosto:
João das Neves (Dramaturgo Brasileiro), Charlotte Rae (Atriz Americana), Guilherme Lamounier (Ator Brasileiro),  José Pimentel (Ator, diretor e escritor teatral brasileiro), Stefán Karl (Ator Islandes), Neil Simon (Dramaturgo e Roteirista Americano), Antônio Edson Cadengue (dramaturgo, escritor e professor Brasileiro), Vanessa Marquez (Atriz Americana), Barbara Harris (Atriz Americana), Rick Genest – Zombie Boy (Ator e Modelo Canadence)

SETEMBRO

Beatriz Segall
Resultado de imagem para Beatriz Segall
Beatriz Segall morreu no dia 05 aos 92 anos. Beatriz Segall é uma das grandes atrizes da televisão brasileira: foram 32 novelas e séries ao longo da carreira. Certamente, a personagem inesquecível da atriz – e da teledramaturgia brasileira – foi Odete de Almeida Roitman, a megera socialite de Vale Tudo (1988). A última novela de Beatriz Segall foi Lado a Lado (2012) – folhetim da faixa das seis exibido pela Rede Globo. Na atração, a atriz vivia Madame Besançon. Em 2015, ela integrou o elenco da série Os Experientes, no papel de Yolanda.

Leonardo Machado
Resultado de imagem para Leonardo Machado
Na noite desta sexta-feira do dia 28) morreu o ator Leonardo Machado, aos 42 anos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O artista estava lutando contra um câncer no fígado desde 2016 e estava internado no Hospital Moinhos de Vento. Dentre inúmeros trabalhos na televisão e no cinema, Leonardo atuou recentemente em “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, de 2018, estrelado por Edson Celulari.

Outros nomes que sairam de cena em setembro:
João Paulo Adour
(Ator Brasileiro), Bill Daily (Ator Americano), Alan Abel (Cineasta Americano), Burt Reynolds (Ator Americano), Tarcísio Prado (ator e dramaturgo do teatro Brasileiro), Jacqueline Pearce (Atriz Britânica), ChelseyRai S. Standberry (Atriz Americana)

OUTUBRO

Maximira Figueiredo
Resultado de imagem para Maximira Figueiredo
Maximira Figueiredo ficou conhecida por papéis como a vilã Rosália em “Pérola Negra”, novela do SBT. A atriz também consagrou-se na dublagem, em séries japonesas como “Jaspion”, “Jiraiya” e “Changeman”, animações como “Samurai X”, “Babar”, “Rugrats”, “Os Jetsons” e “O Fantástico Mundo de Bobby”, e filmes como “Corina, Uma Babá Quase Perfeita” e “Junior”.

Scott Wilson
Resultado de imagem para Scott Wilson
Scott Wilson, conhecido como Hershel Greene na série de TV “The Walking Dead”, morreu no dia 6. Wilson tinha leucemia e morreu em sua residência, em Los Angeles, aos 76 anos. Na TV, Wilson também é conhecido por seu papel como Sam Brown, na série “CSI: Investigação Criminal”. No cinema, estreou com “No Calor da Noite”, em 1967; esteve em “O Hospedeiro”, em 2006; e venceu um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante por seu papell em “A Nona Configuração”, de 1980.

Outros nomes que sairam de cena em outubro:
Guga de Oliveira (Cineasta Brasileiro), Venantino Venantini (Ator Italiano), Diana Sowle (Atriz Americana)

NOVEMBRO

Bernardo Bertolucci
Resultado de imagem para Bernardo Bertolucci

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci, diretor de filmes como o polêmico “Último tango em Paris” (1972), o premiado “O último imperador” (1987) e “Os sonhadores” (2003), morreu no dia 26 aos 77 anos. Considerado o último grande mestre do cinema italiano, com filmes de forte teor erótico, político e psicológico, Bertolucci fez ainda obras-primas como “Antes da revolução” (1964), “1900” (1976), “O conformista” (1970).

Joel Barcelos
Ator Joel Barcellos morreu na madrugada de sábado (10) em Rio das Ostras, no RJ — Foto: Divulgação/Centro Cultural de Visconde de Mauá
O ator Joel Barcellos morreu aos 81 anos em Rio das Ostras, no interior do Rio, na madrugada de sábado (10). Além de ator, Joel era roteirista e diretor e morava em Rio das Ostras há mais de dez anos. Na TV, um dos papéis mais conhecidos de Barcellos foi como o personagem Chico Belo, da novela Mulheres de Areia, em 1993.

Outros nomes que sairam de cena em novembro:
Pedro Carlos Rovai (Cineasta Brasileiro), Gessy Fonseca (Atriz e Dubladora Brasileira), Douglas Rain (Ator Canadence), William Goldman (Dramaturgo Americano), Nicolas Roeg (Cineasta Inglês), Kasym Zhumaguzhin (ator cazaque), Sondra Locke (Atriz e Cineasta Americana), Michele Carey (Atriz Americana)

DEZEMBRO

Picolino
Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, morreu em São Paulo aos 96 anos — Foto: Divulgação/Centro de Memória do Circo
Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, morreu no dia 10 em sua casa em São Paulo aos 90 anos. Filho de Nerino Avanzi, fundador do Circo Nerino, Roger Avanzi nasceu em São José do Rio Preto em 7 de novembro de 1922. Fez de tudo no circo: foi acrobata, equilibrista, jóquei, músico, cantor, ator e, por fim, palhaço, o Picolino II, já que o pai deu vida ao primeiro Picolino.

Frank Adonis
Resultado de imagem para Frank Adonis
Frank Adonis, conhecido por seu papel em “Os Bons Companheiros“, de Martin Scorsese, faleceu no dia 26. Adonis era mais conhecido por ter interpretado Antony Stabile no longa “Os Bons Companheiros”, de 1990, mas o ator também apareceu em “Raging Bull” e “Casino”, outros longas de Scorsese. Ao longo de sua carreira, Adonis acumulou 40 filmes no seu currículo, mas tinha uma queda por filmes de gângster.

Outros nomes que sairam de cena em dezembro:
Penny Marshall (Atriz Americana), Klaus Hagerup (Dramaturgo Norueguês), Meire Nogueira (Atriz Brasileira), Ken Berry (Ator Americano), Rodney Kageyama (Ator Americano), Peter Masterson (Ator Americano), Robert Kerman (Ator Americano), Lucy de Carvalho (Atriz Brasileira), Anca Pop (Atriz Romena), Manuela Cassola (Atriz Portuguesa), Drika Pereira (Atriz Brasileira)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s